DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE CULTURAL: LETRAMENTO DIGITAL E A APRENDIZAGEM HISTÓRICA POR MEIO DO REMIX NO ENSINO MÉDIO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTEpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA DE SOUZA ARAÚJO, ALESSANDRO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-01T17:59:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-01T17:59:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-
identificador: dc.identifier.otherDissertac807a771o_-_Alessandro_Oliveira_de_Souza_-_ltima_Verso_Finalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705621-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é refletir sobre a importância da educação em direitos humanos com foco na diversidade cultural. Essa temática tem sido historicamente negligenciada, mesmo existindo, no Brasil, ampla legislação que é fruto da signatariedade do país aos pactos que organizam os direitos humanos. Outra face desse problema se encontra na metodologia utilizada historicamente nas salas de aula. A educação deve estar alinhada às habilidades e saberes de nossos alunos. Os letramentos digitais são uma metodologia capaz de aliar essas habilidades a um conjunto de novas competências que poderão ser adquiridas. O remix, uma dessas formas de letramento digital, pode funcionar como ferramenta na aprendizagem histórica sobre a formação dos direitos humanos. Para produzir um ensino de história focado no aluno e produtor de sujeitos do direito, princípio fundamental de uma educação pelos direitos humanos, usaremos, neste trabalho, o remix como proposta didática. Para o uso do remix, é necessária a utilização de um artefato pré-existente e, em nosso caso, selecionamos as narrativas audiovisuais (filmes) em sala de aula como a mídia para a produção de sínteses históricas no formato de remix. Os filmes são documentos históricos audiovisuais que oferecem versões do passado e podem ser articulados em sala de aula, a partir de um problema específico montado pelo professor. No nosso caso, o tema da formação dos direitos humanos e especificamente a importância e respeito à diversidade cultural. Neste trabalho, são apresentadas pesquisas de campo (feitas com o Google Formulários) e experiências com a técnica do remix realizadas em sala de aula e, ao final, apresentamos uma proposta de disciplina eletiva como produto voltado ao aprendizado dos direitos humanos, por meio do aprendizado e do uso de remix.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistória; Remix. Direitos Humanos. Letramento Digital. Ensino de História.pt_BR
Título: dc.titleDIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE CULTURAL: LETRAMENTO DIGITAL E A APRENDIZAGEM HISTÓRICA POR MEIO DO REMIX NO ENSINO MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.course“Mestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons