
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA DE SOUZA ARAÚJO, ALESSANDRO | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-01T17:59:37Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-01T17:59:37Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-05 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Dissertac807a771o_-_Alessandro_Oliveira_de_Souza_-_ltima_Verso_Final | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705621 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é refletir sobre a importância da educação em direitos humanos com foco na diversidade cultural. Essa temática tem sido historicamente negligenciada, mesmo existindo, no Brasil, ampla legislação que é fruto da signatariedade do país aos pactos que organizam os direitos humanos. Outra face desse problema se encontra na metodologia utilizada historicamente nas salas de aula. A educação deve estar alinhada às habilidades e saberes de nossos alunos. Os letramentos digitais são uma metodologia capaz de aliar essas habilidades a um conjunto de novas competências que poderão ser adquiridas. O remix, uma dessas formas de letramento digital, pode funcionar como ferramenta na aprendizagem histórica sobre a formação dos direitos humanos. Para produzir um ensino de história focado no aluno e produtor de sujeitos do direito, princípio fundamental de uma educação pelos direitos humanos, usaremos, neste trabalho, o remix como proposta didática. Para o uso do remix, é necessária a utilização de um artefato pré-existente e, em nosso caso, selecionamos as narrativas audiovisuais (filmes) em sala de aula como a mídia para a produção de sínteses históricas no formato de remix. Os filmes são documentos históricos audiovisuais que oferecem versões do passado e podem ser articulados em sala de aula, a partir de um problema específico montado pelo professor. No nosso caso, o tema da formação dos direitos humanos e especificamente a importância e respeito à diversidade cultural. Neste trabalho, são apresentadas pesquisas de campo (feitas com o Google Formulários) e experiências com a técnica do remix realizadas em sala de aula e, ao final, apresentamos uma proposta de disciplina eletiva como produto voltado ao aprendizado dos direitos humanos, por meio do aprendizado e do uso de remix. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Profhistória; Remix. Direitos Humanos. Letramento Digital. Ensino de História. | pt_BR |
| Título: dc.title | DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE CULTURAL: LETRAMENTO DIGITAL E A APRENDIZAGEM HISTÓRICA POR MEIO DO REMIX NO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | “Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons