Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FERNANDES DA SILVA, KAINARA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-01T17:52:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-01T17:52:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | dissertao_revisada2_1 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705620 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A história do Ensino de História tem sido objeto de estudo desde a década de 80 do século XX. Em geral, os professores/pesquisadores buscam estudar a história de sua própria disciplina, e produzem pesquisas que anexam contribuições significativas para um melhor entendimento do papel desempenhado pela escola. Esta pesquisa de mestrado objetivou mobilizar os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental na investigação histórica da história do ensino de História da Escola Municipal Professor Cícero Varela, João Câmara, RN, a partir da operacionalização do método histórico. Compreendendo que esse tipo de abordagem permite ao educando construir leituras sobre o mundo e sobre a história da disciplina no cotidiano escolar. Para isso, procurouse fazer com que os alunos fossem construtores do seu próprio conhecimento, trabalhando princípios básicos da pesquisa histórica, teórica e empírica, pelo entendimento de que o ensino escolar também produz um conhecimento histórico próprio. Os procedimentos e estratégias estão direcionados em uma proposta de aula -oficina. Tendo em vista o momento de pandemia que estamos enfrentando, tornou-se necessário realizar algumas adaptações nas propostas e na mobilização de recursos. O produto desse trabalho é a construção de um material didático (livro paradidático) para trabalhar a história da disciplina na escola, baseado nas experiências da pesquisa que deve servir para se abordar a mesma discussão por outros pesquisadores docentes. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória; História das disciplinas escolares; Método Histórico; Ensino de História. | pt_BR |
Título: dc.title | Uma visita ao estranho país chamado passado: histórias do ensino de História na Escola Municipal Professor Cícero Varela (1975-2020) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | “Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
dissertao_revisada2_1.pdf | 3,86 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/705620/2/dissertao_revisada2_1.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons