Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MAIARA DE MENESES, MARLIENE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-01T17:42:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-01T17:42:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 21-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | Marliene_Maiara_de_Meneses_-_FINAL | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705619 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Segundo os dados do IBGE, a persistência das desigualdades raciais no Brasil tem consequências sobre a educação da população. As estatísticas sobre evasão escolar, alfabetização e violência nas escolas demonstram desigualdade entre as pessoas declaradas pretas ou pardas em relação às pessoas que se declararam brancas. A falta de valorização e divulgação de referências em relação às personalidades negras é apontada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana como um dos obstáculos para a mudança desse cenário. Portanto, proponho a utilização de biografias de negros e negras que lutaram pela liberdade e pelos direitos da população negra no Brasil, visando construir uma sociedade mais justa e igualitária. As biografias, além de proporcionarem aos estudantes referências positivas para a construção de uma identidade negra, permitirão que os estudantes tenham acesso a uma variedade de experiências concretas, que por vezes fogem de ideias hegemônicas sobre a população negra. Para o produto, apresentarei um scrapbook, um livro de memória composto por recortes e imagens que se refiram às ideias e experiências dessas personalidades negras, viabilizarei o contato dos estudantes com variados tipos de fontes escritas e imagéticas. Objetiva-se, com isso, estimular a construção do conhecimento por meio da metodologia da pesquisa histórica, de modo que os vestígios fundamentem a elaboração de hipóteses e tomada de posições comprometidas com os objetivos da educação para as relações étnico-raciais. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória; Ensino de História; Educação das Relações Raciais; Ensino de História de personalidades negras; Biografias de personalidades negras; História do Negro no Brasil. | pt_BR |
Título: dc.title | O USO DE BIOGRAFIAS NO ENSINO DA HISTÓRIA DOS NEGROS NO BRASIL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | “Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Marliene_Maiara_de_Meneses_-_FINAL.pdf | Texto | 14,16 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/705619/2/Marliene_Maiara_de_Meneses_-_FINAL.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons