O USO DE BIOGRAFIAS NO ENSINO DA HISTÓRIA DOS NEGROS NO BRASIL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTEpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMAIARA DE MENESES, MARLIENE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-01T17:42:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-01T17:42:19Z-
Data de envio: dc.date.issued21-12-
identificador: dc.identifier.otherMarliene_Maiara_de_Meneses_-_FINALpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705619-
Resumo: dc.description.abstractSegundo os dados do IBGE, a persistência das desigualdades raciais no Brasil tem consequências sobre a educação da população. As estatísticas sobre evasão escolar, alfabetização e violência nas escolas demonstram desigualdade entre as pessoas declaradas pretas ou pardas em relação às pessoas que se declararam brancas. A falta de valorização e divulgação de referências em relação às personalidades negras é apontada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana como um dos obstáculos para a mudança desse cenário. Portanto, proponho a utilização de biografias de negros e negras que lutaram pela liberdade e pelos direitos da população negra no Brasil, visando construir uma sociedade mais justa e igualitária. As biografias, além de proporcionarem aos estudantes referências positivas para a construção de uma identidade negra, permitirão que os estudantes tenham acesso a uma variedade de experiências concretas, que por vezes fogem de ideias hegemônicas sobre a população negra. Para o produto, apresentarei um scrapbook, um livro de memória composto por recortes e imagens que se refiram às ideias e experiências dessas personalidades negras, viabilizarei o contato dos estudantes com variados tipos de fontes escritas e imagéticas. Objetiva-se, com isso, estimular a construção do conhecimento por meio da metodologia da pesquisa histórica, de modo que os vestígios fundamentem a elaboração de hipóteses e tomada de posições comprometidas com os objetivos da educação para as relações étnico-raciais.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistória; Ensino de História; Educação das Relações Raciais; Ensino de História de personalidades negras; Biografias de personalidades negras; História do Negro no Brasil.pt_BR
Título: dc.titleO USO DE BIOGRAFIAS NO ENSINO DA HISTÓRIA DOS NEGROS NO BRASILpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.course“Mestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons