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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UFRRJ | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Andre Luis Correa da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-01T11:23:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-01T11:23:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-09-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | Andre_Luiz_Correa_da_Silva_Pereira_dissertacao_PROFHISTORIA_UFRRJ.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705600 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A pesquisa investigou usos possíveis da História Local na construção de conhecimento histórico em alunos do sexto ano do Ensino Fundamental, a partir da verificação de aprendizado sobre temporalidade. O objetivo principal se concentrou na relação entre o estudo do local, problematizado como espaço mais próximo da realidade do aluno, e as noções de tempo associadas às dinâmicas sociais presentes nos conteúdos ensinados nesta fase de escolaridade. A hipótese subjacente que permeia todo o trabalho, desde sua abordagem teórica até as proposições de utilização prática, diz respeito à estreita correspondência entre domínio das noções de tempo e ensino de história. A pesquisa inicialmente delimitou questionamentos na elaboração de conceitos sobre História Local presentes na historiografia, face aos desafios de interpretar as múltiplas formulações sobre o significado da passagem do tempo. Em um segundo momento, visando compreender melhor as interações entre o conhecimento prévio dos alunos sobre a história da sua cidade e as ideias desenvolvidas acerca da ação do tempo sobre a vida humana, a pesquisa incluiu o planejamento e execução de uma Unidade de Ensino com duas turmas de sexto ano. Este trabalho utilizou estratégias didáticas diversificadas, porém complementares, incluindo algumas práticas inspiradas em etnografia escolar, estudo de caso e atividades em forma de aula-oficina, levadas a efeito no início do ano letivo. Desta forma, foi possível evidenciar e analisar as impressões dos alunos acerca dos temas propostos, o nível de conhecimento sobre os conteúdos e as ideias referentes às várias modalidades temporais mobilizadas por eles. Na sua parte final, a pesquisa aponta possíveis usos para o ensino de História Local, incluindo também algumas proposições para professores de quinto ano. Esta dimensão propositiva engloba todo o trabalho descrito nesta dissertação, uma vez que a mesma está direcionada preferencialmente ao professor de sexto ano que poderá realizar um trabalho similar, tomando como referência as reflexões desta pesquisa, em todas as suas etapas teóricas e práticas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 105 p | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | História local | pt_BR |
Título: dc.title | Usos possíveis da história local e do aprendizado das noções de temporalidade na construção do conhecimento histórico no ensino fundamental | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | ProfHistória | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado em Ensino de História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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