Cosmo Polifônico: Universo de Vozes e o Ensino de História a partir do Podcast

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorJaques, Felippe Estevam-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-03T12:34:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-03T12:34:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-
identificador: dc.identifier.otherDissertação ProfHistória_Felippe Estevam Jaquespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705596-
Resumo: dc.description.abstractO ensino de História é um constante desafio para professores e professoras que trabalham no ensino fundamental e médio, dedicados em pensar e trazer o passado para o presente dos estudantes. Considerando este esforço, de um ofício que pode ser traduzido de maneira quase artesanal, foi onde nos debruçamos durante esta pesquisa. Isto significa que desejamos encontrar diferentes modos em como o docente pode dividir a sua principal ferramenta de trabalho, a oralidade, juntamente com seus estudantes. Para tanto, utilizamos a ferramenta tecnológica conhecida como podcast enquanto um possível caminho para compreender a escola enquanto skholè, ou seja, como um espaço que permita a existência do ócio e do tempo livre não apenas para algo a ser ensinado, mas também experienciado, ou seja, aquilo que permanece, aquilo que marca. O conceito de experiência que utilizamos nesta pesquisa parte das definições estabelecidas e defendidas pelo educador espanhol Jorge Larossa Bondía. Ao longo desta pesquisa se fez necessário realizarmos diversas discussões referentes aos impactos causados pelas NTICs, aqueles causados no âmbito das relações sociais e com um olhar mais atento ao ambiente escolar. Também procuramos evidenciar quais são os principais desafios que muitos professores encontram ao se depararem com os instrumentos tecnológicos, sua utilização em diversos casos é imposta por políticas públicas governamentais orientadas por um ―escolanovismo de mercado‖. Por fim, nosso trabalho também concentrou esforços para a construção e a confecção do produto podcast, realizado conjuntamente com os estudantes do primeiro ano do ensino médio de duas escolas públicas do interior do estado do Paraná. Visamos neste último momento demonstrar os êxitos alcançados e as fragilidades existentes ao longo do processo, indo desde a concepção dos episódios até o seu lançamento na podosfera.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.8 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMídias Digitaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectOralidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectPodcastpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSkholèpt_BR
Título: dc.titleCosmo Polifônico: Universo de Vozes e o Ensino de História a partir do Podcastpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons