Literatura de cordel e ensino de história: diálogos e possibilidades no Ensino Fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de São Paulopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCOSTA, Ronie França-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-02T16:30:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-02T16:30:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-14-
identificador: dc.identifier.otherLiteratura de cordel e ensino de história: diálogos e possibilidades no Ensino Fundamentalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705591-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa tem por objetivo investigar os possíveis usos da literatura de cordel no ensino de História, nos anos finais do Ensino Fundamental. A abordagem concentrou-se sobre a produção de folhetos de cordel no Nordeste brasileiro, desde o seu aparecimento, no final do século XIX, até a década de 1920, período em que estiveram em atividade os poetas pioneiros da nossa literatura de cordel. Após contemplar o surgimento da literatura de cordel, suas características e precursores, passou-se a examinar as propostas e possibilidades de trabalho com os folhetos no ensino de História. Considerando que o uso da literatura de cordel nas aulas de História pode favorecer a interdisciplinaridade, a criatividade, o desenvolvimento de habilidades de leitura, oralidade e trabalho coletivo, analisamos 34 folhetos com temáticas da História brasileira durante a Primeira República como: movimentos sociais do campo, rebeliões, a participação do Brasil na Grande Guerra, desigualdades sociais, problemas econômicos, eleições, política, cangaço, costumes, religiosidade etc. Os resultados da pesquisa apontaram que os folhetos de cordel são uma fonte histórica privilegiada que pode contribuir de forma substancial para o ensino de História, proporcionando um diálogo com o conhecimento histórico dos livros didáticos e da historiografia. A utilização do cordel nas aulas de História pode enriquecê-las e torná-las mais atrativas e estimulantes, contribuindo para experiências de ensino-aprendizagem mais significativas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1312KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistória, Literatura de Cordel, Ensino de História, Ensino Fundamentalpt_BR
Título: dc.titleLiteratura de cordel e ensino de história: diálogos e possibilidades no Ensino Fundamentalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons