Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Paulo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | TAVARES, Francilene de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-02T16:24:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-02T16:24:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-19 | - |
identificador: dc.identifier.other | Imprensa Negra e Ensino de História: o debate sobre a questão racial em São Paulo na Primeira República | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705590 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Essa dissertação parte da perspectiva de que a imprensa é um agente histórico e político, buscamos evidenciar como os periódicos produzidos pelos e para os negros, abordando uma temática negra, denunciavam o racismo, o preconceito e a discriminação racial a qual homens e mulheres estavam sujeitos no início do século XX em São Paulo. Através da análise dos jornais A Liberdade - órgão crítico, literário e noticioso, dedicado à classe de cor e O Clarim da Alvorada - órgão literário, científico e político foi possível refletir sobre as vivências e experiências dessa população em São Paulo, uma vez que esses periódicos se constituíram como uma voz coletiva da população negra em prol da garantia da cidadania e na busca da efetivação dos seus direitos. Por fim, considerando a especificidade do ProfHistória, buscamos apontar as possibilidades pedagógicas do uso da imprensa negra em sala de aula, destacando que o uso dessas fontes históricas em sala de aula, possibilitam ressignificar o conhecimento histórico-identitário a partir de uma perspectiva afro-centrada. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5406 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória, Imprensa Negra, Intelectuais Negros, Pós-abolição | pt_BR |
Título: dc.title | Imprensa Negra e Ensino de História: o debate sobre a questão racial em São Paulo na Primeira República | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
FrancileneSouzaTavares.pdf | 5,41 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/705590/2/FrancileneSouzaTavares.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons