O ENSINO DE HISTÓRIA VAI À FEIRA: INVENTÁRIOS PARTICIPATIVOS E SABERES REVERSOS A PARTIR DE UMA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL DECOLONIAL

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTEpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBARROS NEPOMUCENO, SABRINA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-01T17:46:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-01T17:46:24Z-
Data de envio: dc.date.issued21-10-
identificador: dc.identifier.otherpara_deposito_com_ficha_Sabrina_Barros_Nepomucenopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705588-
Resumo: dc.description.abstractA pesquisa abrange reflexões e perspectivas para o trabalho com a educação patrimonial decolonial no ensino de história. A abordagem deu-se a partir da Feira Livre de São Bento, elemento sociocultural marcante no cotidiano dos alunos de Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Profissional Edson Queiroz, no município de Cascavel, Ceará. Propondo discutir a história local por intermédio de conceitos relacionados à memória, à identidade e ao patrimônio, foram mobilizados em diálogo com o âmbito da educação básica e da didática da história estratégias pedagógicas numa dimensão dialógica e participativa. Elencaram-se aspectos da trajetória da produção acadêmica recente que discutem a educação patrimonial, o percurso das abordagens teóricas e um olhar em contraponto afirmando outras possibilidades pedagógicas pelo viés decolonial. Como pauta produtora do saber histórico que emana da vida das pessoas e do seu entorno, apresenta-se a proposta didática dos inventários participativos da Feira Livre de São Bento, sendo ela mote à aprendizagem histórica significativa alicerçada na dialogicidade dos saberes. Esta estratégia evidencia outros sujeitos, a outras identidades e culturas distintas das convencionalmente abordadas na aula de história.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistória; Feira Livre de São Bento. Inventários Participativos. Educação Patrimonial Decolonial. História Local. Ensino de História.pt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DE HISTÓRIA VAI À FEIRA: INVENTÁRIOS PARTICIPATIVOS E SABERES REVERSOS A PARTIR DE UMA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL DECOLONIALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.course“Mestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
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