Ressignificar a dependência escolar: um caminho a partir do uso de TIC’s no Ensino de História

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTEpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorANTÔNIO DA SILVA, MARCOS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-01T17:32:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-01T17:32:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-
identificador: dc.identifier.otherRESSIGNIFICAR_A_DEPENDNCIA_ESCOLAR._UM_CAMINHO_A_PARTIR_DO_USO_DE_TICS_NO_ENSIpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705587-
Resumo: dc.description.abstractA dissertação tem como principal objetivo desenvolver uma proposta metodológica e temática para o enfrentamento da situação-problema da Progressão Parcial em História no primeiro ano do Ensino Médio. O trabalho surge a partir da inquietação sobre o expressivo número de alunos nesta condição, na Escola Estadual Professora Calpúrnia Caldas de Amorim – EECCAM, em Caicó, estado do Rio Grande do Norte. Ao considerar a experiência da oferta da progressão em História nesta instituição, que tem se demonstrado insuficiente no desenvolvimento de uma aprendizagem histórica significativa, propomos um caminho investigativo para o ensino de História, que busca fazer uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) como ferramentas de mediação no desenvolvimento do conhecimento histórico escolar. Por se tratar de um problema pouco investigado, no campo do Ensino de História, realizamos uma abordagem qualitativa, do tipo exploratória, baseada na análise de legislação sobre o tema, de documentos relativos ao aproveitamento escolar e questionários sobre a experiência da progressão como estratégia metodológica para entender a realidade escolar sobre o tema. A partir desse entendimento, e em diálogo com alunos em condição de progressão, desenvolvemos uma intervenção pedagógica intitulada “operação historiográfica em sala de aula”. Este percurso metodológico visa o desenvolvimento de competências e habilidades, dos estudantes, no sentido da realização da investigação histórica mediante a operacionalização de cinco etapas que se completam. O referido circuito inicia-se pela reflexão sobre questões históricas vivenciadas no tempo presente e pela mobilização dos conhecimentos prévios dos estudantes, passa pelo planejamento da investigação histórica, o levantamento e análise das fontes que, por sua vez, remete a construção de narrativas históricas a partir de diversas linguagens. Por fim, encerra-se com a análise e reflexão sobre toda a operação de forma que os aprendizados desenvolvidos e as questões que precisam ser ajustadas na própria metodologia empregada se tornem evidentes. A aplicação do artefato didático criado foi feita parcialmente, e indicou que a oferta do curso de História, em formato híbrido, gerou um aprendizado histórico significativo, na medida em que despertou o desejo e o envolvimento dos alunos no processo de investigação histórico-escolar.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPROFHISTORIA; Progressão Parcial. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Ensino Híbrido. Ensino de História.pt_BR
Título: dc.titleRessignificar a dependência escolar: um caminho a partir do uso de TIC’s no Ensino de Históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.course“Mestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons