Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SAMPAIO, Ana Paula Dutra dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CAMPOS, Carlos Roberto Pires Campos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-07-31T14:11:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-07-31T14:11:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | MECM_PRODUTO EDUCACIONAL_E-BOOK_ANA PAULA DUTRA DOS SANTOS SAMPAIO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705572 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente material educativo integra a pesquisa “Abordagem temática para o ensino de Biologia: o Rio Formate como espaço para abordar Botânica e Ecologia”. Seu objetivo foi investigar a apl ca-ção de uma Sequência Didática (SD) investigativa para o ensino de Botânica e Ecologia na Edu-cação Básica, por meio da Abordagem Temática a partir do Rio Formate, através de atividades dinâmicas no ensino de conteúdos, e uma aula de campo. As propostas pedagógicas temáticas são baseadas nos pressupostos da pedagogia da libertação de Paulo Freire, a fim de promover a alfabetização científica e estimular professores e alunos a exercerem de forma criativa o exercício da cidadania plena. A referida Dissertação de Mestrado encontra-se disponível no endereço eletrônico biblioteca.ifes.edu.br. A elaboração de materiais educativos é uma exigência dos mestrados profissionais na área de en-sino. Por isso, criamos este Caderno Pedagógico com objetivo de auxiliar os professores da educação básica no planejamento, elaboração e execução de aulas de campo em espaços não formais, no contexto de rios e ambientes naturais próximos à comunidade escolar. As experiências aqui descritas foram construídas a partir da aplicação dessa prática pedagógica junto aos estudan-tes da 1ªsérie do Ensino Médio, matriculados em uma escola pública do município de Viana – ES, a qual contou com a realização de uma saída a campo para o Rio Formate, do município Viana-ES, em outubro de 2020. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 10,5MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Aula de Campo, Divulgação científica, Rio Formate, Ensino de Ciências | pt_BR |
Título: dc.title | UMA AULA DE CAMPO NO RIO FORMATE PARA ENSINO DE BOTÂNICA E ECOLOGIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCAIS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Aplicativos Móveis |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons