UM OUTRO OLHAR PARA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

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Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTONIATO, Larissa-
Autor(es): dc.contributor.authorCHAVES, Rodolfo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-07-30T23:58:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-07-30T23:58:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-04-
identificador: dc.identifier.otherMECM_PRODUTO EDUCACIONAL_GD DE MATEMÁTICA Nº 74_LARISSA TONIATO_TURMA 2019_VFpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705569-
Resumo: dc.description.abstractEste material destina-se a professores que ensi-nam Matemática na Educação Básica e àqueles que se encontram em processo de formação ini-cial e que buscam reflexões acerca de (su-as/nossas) práticas pedagógicas. Objetivamos que este guia seja um material de apoio para impulsionar possíveis transformações nas (suas/nossas) práticas pedagógicas, bus-cando incentivar um trabalho no viés da interdis-ciplinaridade, tendo em vista as questões baliza-doras da literacia, numeracia e materacia, apro-ximando as rotinas da sala de aula com a realida-de local dos alunos, tal como fora protagonizado por Patrick Geddes, biólogo, urbanista e filósofo escocês, considerado o pai da Educação Ambi-ental, conhecido por seu pensamento inovador nos campos do planejamento urbano e da educa-ção – na defesa de que os alunos, orientados por nós, professores, devem ser estimulados a inte-ragir com a realidade do seu ambiente, para que assim, possam desenvolver atitudes criativas em relação ao mesmo e, a nós professores, cabe a atuação como interlocutores de uma Educação que possa incorporar uma análise de realidades-socioambientais em oposição àquelas em que o aluno é levado a não refletir a respeito das con-sequências dos seus atos (CHAVES, 2004). Nosso material é fruto de uma pesquisa de mes-trado que deu origem à dissertação Produção de significado de professores do Ensino Fundamen-tal ao adotarem textos de Malba Tahan, que de-senvolvemos a partir das discussões no Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelo dos Campos Semânticos e Educação Matemática - Gepemem e no curso de formação continuada para profes-sores “Literacia, materacia e numeracia: produ-ção de significados matemáticos como ferramen-tas de leitura do mundo a partir de textos de Mal-ba Tahan”, que desenvolveram reflexões e práti-cas educativas, a partir de obras de Malba Tahan, à luz do Modelo dos Campos Semânticos, adap-tando essas obras à cultura local. Nesse trabalho, as observações que fazemos – por exemplo, são sobre a importância de procurar sempre representar uma situação de várias ma-neiras, mostrando que não valorizamos “certo” ou “errado”, de acordo com nosso referencial que é o Modelo dos Campos Semânticos (MCS), mas maneiras de produzir significados diferentes para as enunciações de nossos alunos. Assim, esperamos que o leitor, ao mesmo tempo em que vai estudando e se aprofundando na par-te mais técnica das ideias matemáticas, reflita a respeito de questões que se relacionam à prática pedagógica, sobretudo a (sua/nossa) sala de aula, colocando em movimento assim, a máxima ambi-entalista de que é preciso pensar globalmente, mas agir localmente.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent16,1MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da Matemática, Formação Incial de professores, Planejamenteo Urbano, Interdisicilinaridadept_BR
Título: dc.titleUM OUTRO OLHAR PARA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAISpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCAIS E MATEMÁTICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Aparece nas coleções:Ensino