Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ESPIRIDON, Glauciony | - |
Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, Alex Jordane | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-07-30T23:11:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-07-30T23:11:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | MECM_PRODUTO EDUCACIONAL_E-BOOK_GLAUCIONY ESPIRIDON_TURMA 2018_V F | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705568 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este livro foi construído pensando em você! Com o objetivo de ser um elemento a mais a contribuir com os professores na reflexão da prática docente e a todos que se interessam pela educação matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, trazemos discussões e ideias sobre o Sistema de Numeração Decimal nesta etapa da educação básica. Este material é fruto da pesquisa de mestrado vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Fede-ral de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Educimat/Ifes), pertencente à linha de formação de professores. A pesquisa é intitulada “Processo formativo de professores dos anos iniciais como mobilizador de conhecimentos relativos ao sistema de numeração decimal”(Espiridon, 2021), cujo movimento investigativo se deu em ação de extensão do IFES intitulada “Revisitando o Sistema de Numeração De-cimal”. A ação desenvolvida se deu como formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental que ensinam matemática de acordo com as proposições de estudos do GRUPEM – Grupo de Pesquisa em Práti-cas Pedagógicas de Matemática/IFES. Ao longo das páginas, teceremos nossos fios de conversas trançando os es-tudos do Sistema de Numeração Decimal e os fundamentos teóricos que são a base das propostas apresentadas neste trabalho. Entre elas, a Ativi-dade Orientadora de Ensino – AOE. Você encontrará a dissertação citada no site do programa EDUCIMAT: https://educimat.ifes.edu.br No primeiro capítulo, para começo de conversa, trazemos em linhas gerais as origens de docência desta pesquisadora e a proposta da ação formativa desenvolvida com os professores envolvidos. No segundo capítulo abordamos brevemente os fundamentos teóricos que serviram de base para o processo formativo, dentre eles a Teoria Histórico-Cultural (Vigotski 1896-1934), a Teoria da Atividade (Leontiev 1903-1979), com foco, entretanto, na Atividade Orientadora de Ensino (AOE) a partir do que propõe Moura (1996). No terceiro capítulo conversamos sobre contagens e agrupamentos, inici-ando o percurso do movimento lógico histórico do sistema de numeração decimal por meio da Situação Desencadeadora de Aprendizagem – SDA – desenvolvida na ação de formação com as professoras. No quarto capítulo a conversa é sobre agrupar na base dez, onde explora-remos o ábaco e o material dourado como estratégia de mediação do pro-fessor no processo de(re)elaboração do conhecimento. O quinto capítulo traz "O segredo do povo Esairotiv", uma história criada para conversarmos sobre o conceito de sistema de numeração decimal na evolução da humanidade. Apresentamos no sexto capítulo, a conversa final desse momento quando trazemos u pouco de muitos e o muito de todos, num movimento de reflexão sobre a ação de formação e os processos de conhecimento ocorridos no grupo como fruto da coletividade. Por fim, como nenhum conhecimento se encerra, continuamos aprenden-do mais um pouco com as referências de obras e materiais teóricos que serviram para o desenvolvimento deste livro e servem para os que se inte-ressarem em saber mais sobre o tema abordado aqui. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 13,4MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de Professores, Séries Iniciais, Sistema Decimal | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons