Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ZAGOTTO, Daniele Giori de Farias | - |
Autor(es): dc.contributor.author | TERRA, Vilma Reis | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-07-30T22:49:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-07-30T22:49:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | MECM_PRODUTO EDUCACIONAL_E-BOOK_DANIELE GIORI DE FARIAS ZAGOTTO_TURMA 2019_VF | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705566 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Caro educador, Este guia foi elaborado a partir da aplicação do projeto de pesquisa em 2020, durante a realização do curso de mestrado do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Instituto Federal do Espírito Santo. É destinado a professores da educação básica atuantes e em formação, que poderão utilizálo como apoio para aplicação da metodologia proposta ou como auxílio para elaboração de suas aulas. Por meio dele, busca-se promover a Alfabetização Científica de estudantes do Ensino Médio, através de uma educação CTSA. Para tal, utilizou-se da temática “cerveja”, que foi abordada nos âmbitos sociocientíficos, socioculturais, socioeconômicos, sociotecnológicos, socioambientais, frisando os impactos ambientais da produção de cerveja e as consequências do consumo abusivo do álcool para a saúde pública. A intervenção pedagógica, aqui proposta, encontra-se organizada segundo os Três Momentos Pedagógicos (3MP), propostos por Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2018), na qual inclui-se visitas técnicas, aulas práticas no laboratório de química, pesquisas na internet, leitura de reportagens, oficina de cerveja, palestras e aulas abordadas de forma contextualizada e interdisciplinar, fazendo um diálogo entre ass disciplina de Química, Física, Biologia e Sociologia. A oficina de cerveja, assim como as dinâmicas, atividades, roteiros das aulas práticas experimentais, questionários e reportagens utilizados durante a aplicação do projeto: “Falar sobre alcoolismo na escola? Concerveja!” encontram-se neste guia, assim como dicas e adaptações possíveis de serem realizadas para que o projeto possa ser aplicado em outras séries e com outro contexto. Espera-se que com essa intervenção ocorra o desenvolvimento do pensamento científico dos estudantes, e que, para além disso, promova o crescimento pessoal e coletivo, preparando-os para tomada de decisões de forma responsável e consciente. Sugere-se que | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6,78MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Quimica da cerveja, Momentos Pedagógicos, Alcoolismo na escola | pt_BR |
Título: dc.title | FALAR SOBRE ALCOOLISMO NA ESCOLA? CONCERVEJA! | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCAIS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCAIS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons