
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | MORENO, JEAN CARLOS | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | VIEIRA, ALEXANDRE MAZETTO | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | FERREIRA, ANDRESSA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-07-29T20:51:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-07-29T20:51:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-16 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705563 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | The article starts from the disputes over memory and school history in the contemporary world to investigate the representations of the indigenous population in the teaching of Brazilian History. Significant examples of approaches to the theme are presented in 20th century didactic works that express the conflict between a homogeneous national identity, a clear derogatory view of indigenous peoples and, more recently, the struggle for spaces and other representations of the histories of this population in School history. It seeks to show that this dispute reflects the very dynamics of the construction of colonial society and internal colonialism that was perpetuated with the formation of the Brazilian National State. Finally, it is proposed, as an example, a possibility of overcoming, using excerpts from narratives that address the political struggle of indigenous women leaders for the demarcation of lands and for the recognition of their cultural production, as a way of making visible the clashes in relation to coloniality, taking advantage of and expanding gaps and interstices that can, in the medium term, infer transformations in collective memories and interpretations about Brazilian society represented in school history teaching. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | HISTORY | pt_BR |
| Título: dc.title | MUCH BEYOND BORBA GATO: PAST, PRESENT AND FUTURE INDIGENOUS IN DISPUTES FOR MEMORY AND HISTORY TEACHING (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| MUCH BEYOND.pdf | 704,21 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/705563/1/MUCH BEYOND.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: