Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ifes - Campus Cariacica | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CORDEIRO, Givanildo José | - |
Autor(es): dc.contributor.author | DEORCE, Mariluza Sartori | - |
Autor(es): dc.contributor.author | BROZEGUINI, Jardel da Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-07-28T17:15:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-07-28T17:15:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | Quantidade de movimento e colisões | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705545 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Por força da legislação, que exige uma idade mínima de 18 anos para que os educandos possam se matricular na Educação de Jovens e Adultos Ensino Médio, esse público já ingressa nessa modalidade de ensino com uma considerável distorção idade-série. Fato que ressalta que os resultados das avaliações externas, às quais eles são submetidos, também apontam para uma forte defasagem de conteúdo. Porém, há de considerar que esses educandos trazem para o ambiente escolar uma importante experiência de vida, tendo em vista que, em geral, são chefes de famílias, motoristas, além de já estarem ingressados no mercado de trabalho. É nesse contexto que a pesquisa tem como objetivo desenvolver uma sequência didática para o ensino de quantidade de movimento e colisões, contextualizada com situações vivenciadas pelos educandos, no cotidiano do trânsito. Ela foi construída a partir da Pedagogia Dialógica, proposta por Paulo Freire, que se vale da metodologia dos Três Momentos Pedagógicos. A pesquisa foi desenvolvida com uma turma de segunda etapa da Educação de Jovens e Adultos – Ensino Médio, em uma escola pública estadual de Viana/ES, com atividades que compreendem questionários, textos, experimentos e simulações. Por ser uma pesquisa voltada para o ensino, optamos em realizar um estudo qualitativo dos dados, que foram gerados por meio de processos descritivos, a partir dos questionários, diálogos e anotações realizadas, pelo professor/pesquisador, no diário de bordo. Esses dados foram analisados, com base na técnica de análise de conteúdo, conforme os procedimentos técnicos propostos por Laurence Bardin. Os resultados obtidos na pesquisa apontam que uma abordagem dialógica, proveniente da temática Educação para o Trânsito, favorece a apropriação dos conceitos físicos, pelos educandos. Assim, em nossa análise, apontamos, ainda, que houve o desenvolvimento da autonomia na aprendizagem dos educandos, em torno dos conceitos abordados na sequência didática. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 145 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Colisões (Física) | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Movimento | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação para segurança no trânsito | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Material didático | pt_BR |
Título: dc.title | Quantidade de movimento e colisões: Uma abordagem Freireana sob enfoque dos 3MP'S na EJA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Quantidade de movimento e colisões.pdf | 3,35 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/705545/2/Quantidade de movimento e colisões.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons