Quantidade de movimento e colisões: Uma abordagem Freireana sob enfoque dos 3MP'S na EJA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIfes - Campus Cariacicapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCORDEIRO, Givanildo José-
Autor(es): dc.contributor.authorDEORCE, Mariluza Sartori-
Autor(es): dc.contributor.authorBROZEGUINI, Jardel da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-07-28T17:15:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-07-28T17:15:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherQuantidade de movimento e colisõespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705545-
Resumo: dc.description.abstractPor força da legislação, que exige uma idade mínima de 18 anos para que os educandos possam se matricular na Educação de Jovens e Adultos Ensino Médio, esse público já ingressa nessa modalidade de ensino com uma considerável distorção idade-série. Fato que ressalta que os resultados das avaliações externas, às quais eles são submetidos, também apontam para uma forte defasagem de conteúdo. Porém, há de considerar que esses educandos trazem para o ambiente escolar uma importante experiência de vida, tendo em vista que, em geral, são chefes de famílias, motoristas, além de já estarem ingressados no mercado de trabalho. É nesse contexto que a pesquisa tem como objetivo desenvolver uma sequência didática para o ensino de quantidade de movimento e colisões, contextualizada com situações vivenciadas pelos educandos, no cotidiano do trânsito. Ela foi construída a partir da Pedagogia Dialógica, proposta por Paulo Freire, que se vale da metodologia dos Três Momentos Pedagógicos. A pesquisa foi desenvolvida com uma turma de segunda etapa da Educação de Jovens e Adultos – Ensino Médio, em uma escola pública estadual de Viana/ES, com atividades que compreendem questionários, textos, experimentos e simulações. Por ser uma pesquisa voltada para o ensino, optamos em realizar um estudo qualitativo dos dados, que foram gerados por meio de processos descritivos, a partir dos questionários, diálogos e anotações realizadas, pelo professor/pesquisador, no diário de bordo. Esses dados foram analisados, com base na técnica de análise de conteúdo, conforme os procedimentos técnicos propostos por Laurence Bardin. Os resultados obtidos na pesquisa apontam que uma abordagem dialógica, proveniente da temática Educação para o Trânsito, favorece a apropriação dos conceitos físicos, pelos educandos. Assim, em nossa análise, apontamos, ainda, que houve o desenvolvimento da autonomia na aprendizagem dos educandos, em torno dos conceitos abordados na sequência didática.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent145 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectColisões (Física)pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMovimentopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação para segurança no trânsitopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMaterial didáticopt_BR
Título: dc.titleQuantidade de movimento e colisões: Uma abordagem Freireana sob enfoque dos 3MP'S na EJApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEFpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísicapt_BR
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