ENSINO DE FÍSICA PARA ESTUDANTES CEGOS: Padrão de Símbolos em Alto-Relevo

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de São Carlospt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMartins, Alexandre de Oliveira-
Autor(es): dc.contributor.authorVeraszto, Estéfano Vizconde-
Autor(es): dc.contributor.authorCamargo, Eder Pires-
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Vanessa Maria-
Autor(es): dc.contributor.authorZanzarini, Brena Santana-
Autor(es): dc.contributor.authorMarques, Luciana Maria Estevam-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-07-28T18:43:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-07-28T18:43:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-
identificador: dc.identifier.otherEduCAPES-Padrao_de_Simbolos_em_Alto-Relevopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705527-
Resumo: dc.description.abstractUma das grandes barreiras encontradas na tentativa de consolidar a nova escola como inclusiva está na falta de recursos didáticos que possuem como objetivo contornar os obstáculos inerentes às deficiências dos alunos, em especial dos estudantes cegos. Visando contornar tais barreiras foi criado um recurso didático que, a exemplo do Sistema Braille, é caracterizado por um padrão de símbolos que traduz as imagens didáticas comumente utilizadas em livros e avaliações de Física para uma figura em alto-relevo. Com a versão atual deste novo recurso — o qual denominamos de padrão de símbolos em alto-relevo — é possível representar ou adaptar as situações-problema utilizadas no ensino da Física para todo conteúdo ministrado no Ensino Médio. Para a criação das figuras foi utilizado um software gratuito denominado QuickTac™. No entanto, em paralelo, e com o objetivo de tornar a tarefa de adaptação mais rápida e mais prática, está sendo desenvolvido um software específico e gratuito, denominado PDC (Physics Diagram Creator for Visually Impaired Students), que contém os símbolos que podem ser facilmente manipulados na área de trabalho para formar as figuras. De maneira geral, as contribuições desta proposta estão circunscritas à construção de uma linguagem universal que seja capaz de traduzir imagens visuais em figuras em alto-relevo, por qualquer pessoa, de forma gratuita utilizando apenas uma impressora Braille. Todo este material poderá contribuir para facilitar o processo de inclusão do aluno cego com o conteúdo ministrado nas aulas de Ciências e Física da Educação Básica. É um trabalho de pesquisa inédito, cujos resultados são universais se traduzem em mais qualidade e mais autonomia para os estudantes cegos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4804Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectRecurso Didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência Visualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCegospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAdaptação de Figuraspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLivros Didáticospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAutonomiapt_BR
Título: dc.titleENSINO DE FÍSICA PARA ESTUDANTES CEGOS: Padrão de Símbolos em Alto-Relevopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-doutoradopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineLaboratório de Tecnologias e Inclusãopt_BR
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