
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Carlos | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Martins, Alexandre de Oliveira | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Veraszto, Estéfano Vizconde | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Camargo, Eder Pires | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Vanessa Maria | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Zanzarini, Brena Santana | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Marques, Luciana Maria Estevam | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-07-28T18:43:37Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-07-28T18:43:37Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-03 | - |
| identificador: dc.identifier.other | EduCAPES-Padrao_de_Simbolos_em_Alto-Relevo | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705527 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Uma das grandes barreiras encontradas na tentativa de consolidar a nova escola como inclusiva está na falta de recursos didáticos que possuem como objetivo contornar os obstáculos inerentes às deficiências dos alunos, em especial dos estudantes cegos. Visando contornar tais barreiras foi criado um recurso didático que, a exemplo do Sistema Braille, é caracterizado por um padrão de símbolos que traduz as imagens didáticas comumente utilizadas em livros e avaliações de Física para uma figura em alto-relevo. Com a versão atual deste novo recurso — o qual denominamos de padrão de símbolos em alto-relevo — é possível representar ou adaptar as situações-problema utilizadas no ensino da Física para todo conteúdo ministrado no Ensino Médio. Para a criação das figuras foi utilizado um software gratuito denominado QuickTac™. No entanto, em paralelo, e com o objetivo de tornar a tarefa de adaptação mais rápida e mais prática, está sendo desenvolvido um software específico e gratuito, denominado PDC (Physics Diagram Creator for Visually Impaired Students), que contém os símbolos que podem ser facilmente manipulados na área de trabalho para formar as figuras. De maneira geral, as contribuições desta proposta estão circunscritas à construção de uma linguagem universal que seja capaz de traduzir imagens visuais em figuras em alto-relevo, por qualquer pessoa, de forma gratuita utilizando apenas uma impressora Braille. Todo este material poderá contribuir para facilitar o processo de inclusão do aluno cego com o conteúdo ministrado nas aulas de Ciências e Física da Educação Básica. É um trabalho de pesquisa inédito, cujos resultados são universais se traduzem em mais qualidade e mais autonomia para os estudantes cegos. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 4804Kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Recurso Didático | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Deficiência Visual | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Cegos | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Adaptação de Figuras | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Livros Didáticos | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Autonomia | pt_BR |
| Título: dc.title | ENSINO DE FÍSICA PARA ESTUDANTES CEGOS: Padrão de Símbolos em Alto-Relevo | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-doutorado | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Laboratório de Tecnologias e Inclusão | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| EduCAPES-Padrao_de_Simbolos_em_Alto-Relevo.pdf | 4.8 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/705527/2/EduCAPES-Padrao_de_Simbolos_em_Alto-Relevo.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons