O ENSINO DE HISTÓRIA SOBRE OS POVOS INDÍGENAS NO BRASIL: Legislação, escrita escolar e prática pedagógica – 2015-2018

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMACIEL, JOSELENE DOS SANTOS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-07-27T20:56:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-07-27T20:56:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherO ENSINO DE HISTÓRIA SOBRE OS POVOS INDÍGENAS NO BRASIL: Legislação, escrita escolar e prática pedagógica – 2015-2018pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705519-
Resumo: dc.description.abstractA pesquisa trata sobre o ensino de História acerca dos povos indígenas no Brasil: legislação, escrita escolar e prática pedagógica (2015-2018). O objetivo geral foi compreender os impactos da Lei no 11645/2008 na escrita didática da história destinada ao Ensino Médio no período de 2015 a 2018 e mensurá-lo nos subsídios didáticos. A investigação levantou como problemática as seguintes questões: Em que contexto se insere a temática da história e da cultura indígena no ensino de História nos livros didáticos de história no Brasil? O que se pode inferir da análise das representações iconográficas sobre os povos indígenas no Brasil nesses didáticos de acordo as exigências da referida Lei e dos estudos da documentação oficial voltada para o Ensino dessa temática? Como as orientações e outras experiências pedagógicas podem contribuir na realização da I Semana de História e Cultura Indígena na Escola Ícaro de Sousa Moreira? O quadro teórico deste estudo dialogou com os referenciais e autores do campo do Ensino de História, assim como autores da história cultural, particularmente os que discutem a relação história e imagem. Entre os referenciais para pensar a problemática vinculados à perspectiva decolonial, a exemplo de Catherine Walsh (2013; 2017), Aníbal Quijano (2005) e Boaventura Santos & Meneses (2010). Metodologicamente, a pesquisa fez uso de procedimentos de leitura de imagens, interpretação do conteúdo de documentos oficiais e a realização de uma semana pedagógica com foco na história e cultura indígena na mencionada escola. E como fontes as seguintes: o Parecer do CNE/CEB no 14/2015, o Documento Técnico Consolidado, Editais de convocação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), dos anos de 2015 e 2018 e os Guias dos livros didáticos de história dos respectivos anos e duas coleções de livros didáticos de história - #Contato História (PNLD 2018), de Marco César Pellegrini (organizador), publicada pela Quinteto editorial; e História (PNLD 2015), organizada por Ronaldo Vainfas, publicada pela editora Saraiva - aprovadas pelos referidos Editais e divulgados nos Guias de aprovação dos Livros Didáticos de História. Em linhas gerais, este estudo mostrou que as mudanças nos vocabulários, nos conceitos e o uso das iconografias sobre os povos indígenas articuladas à escrita didática desconstruíram em parte a imagem exótica, folclorizada e romantizada sobre os povos indígenas, predominando ainda uma abordagem eurocêntrica.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História. Povos indígenas. Livro Didático. Iconografias. Legislação. Prática pedagógica.pt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DE HISTÓRIA SOBRE OS POVOS INDÍGENAS NO BRASIL: Legislação, escrita escolar e prática pedagógica – 2015-2018pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons