LIVING HISTORY: APRENDENDO ATRAVÉS DE REENACTMENT HISTÓRICO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLEITE, WILDERSON ALVES-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-07-27T20:42:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-07-27T20:42:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherLIVING HISTORY: APRENDENDO ATRAVÉS DE REENACTMENT HISTÓRICOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705518-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho surge de uma indagação ancorada nas maneiras pelas quais os estudantes podem aprender os conteúdos curriculares da disciplina de História, participando de atividades lúdicas com resultados educacionais. Busca-se, primeiramente, compreender o processo - de formas diversas das tradicionais - da aprendizagem histórica através do lúdico; e segundo, em aprender sobre a história praticando-a. O termo living history refere-se, entre outros, ao encenar o fato/momento histórico na perspectiva reenactment (recriação). Em todo o mundo, a living history é considerada um passatempo popular, pois a história está sendo (re)construída como uma atividade de lazer contemporâneo. Diante deste cenário investigou-se como os alunos podem aprender história através desta modalidade, além de propor possibilidades didáticas e interações lúdicas ao ensino-aprendizagem da história, fomentando estudos iniciais que procurem examinar os processos de aprendizado informal. Portanto, a pesquisa proporciona contribuições para formas de aprendizagem da história que podem ocorrer através do entretenimento, valorizando a criatividade e inovação dos envolvidos no processo. Desta forma, analisa principalmente o processo de apropriação dos conteúdos curriculares da disciplina de História pelos envolvidos no processo reenactment. Como produto desta discussão foi elaborado um Manual de possibilidades didáticas da living history no ambiente escolar e fora dele, contemplando estratégias educacionais que ajudar professores e alunos a resolverem dificuldades encontradas na execução desta proposta. A construção e resultado deste manual surgiu a partir da acumulação de conhecimento sobre o assunto em questão e obtido por meio da observação, planejamento e execução de várias experiências, que ao longo do tempo, se mostraram válidas e dialogam entre si através do anseio de dar vida a história. Para divulgação e feedback do manual e suas propostas, foi elaborado um website (foram elaborados um website e um aplicativo para celular) com domínio próprio, www.historiaviva.ga, que funciona como rede social para professores que adotarem estas metodologias em sua prática pedagógica, trocarem experiência e aperfeiçoarem suas habilidades.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino e aprendizagem da História. Atividades lúdicas. Recriação. História viva.pt_BR
Título: dc.titleLIVING HISTORY: APRENDENDO ATRAVÉS DE REENACTMENT HISTÓRICOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons