Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LEITE, WILDERSON ALVES | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-07-27T20:42:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-07-27T20:42:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | LIVING HISTORY: APRENDENDO ATRAVÉS DE REENACTMENT HISTÓRICO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705518 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho surge de uma indagação ancorada nas maneiras pelas quais os estudantes podem aprender os conteúdos curriculares da disciplina de História, participando de atividades lúdicas com resultados educacionais. Busca-se, primeiramente, compreender o processo - de formas diversas das tradicionais - da aprendizagem histórica através do lúdico; e segundo, em aprender sobre a história praticando-a. O termo living history refere-se, entre outros, ao encenar o fato/momento histórico na perspectiva reenactment (recriação). Em todo o mundo, a living history é considerada um passatempo popular, pois a história está sendo (re)construída como uma atividade de lazer contemporâneo. Diante deste cenário investigou-se como os alunos podem aprender história através desta modalidade, além de propor possibilidades didáticas e interações lúdicas ao ensino-aprendizagem da história, fomentando estudos iniciais que procurem examinar os processos de aprendizado informal. Portanto, a pesquisa proporciona contribuições para formas de aprendizagem da história que podem ocorrer através do entretenimento, valorizando a criatividade e inovação dos envolvidos no processo. Desta forma, analisa principalmente o processo de apropriação dos conteúdos curriculares da disciplina de História pelos envolvidos no processo reenactment. Como produto desta discussão foi elaborado um Manual de possibilidades didáticas da living history no ambiente escolar e fora dele, contemplando estratégias educacionais que ajudar professores e alunos a resolverem dificuldades encontradas na execução desta proposta. A construção e resultado deste manual surgiu a partir da acumulação de conhecimento sobre o assunto em questão e obtido por meio da observação, planejamento e execução de várias experiências, que ao longo do tempo, se mostraram válidas e dialogam entre si através do anseio de dar vida a história. Para divulgação e feedback do manual e suas propostas, foi elaborado um website (foram elaborados um website e um aplicativo para celular) com domínio próprio, www.historiaviva.ga, que funciona como rede social para professores que adotarem estas metodologias em sua prática pedagógica, trocarem experiência e aperfeiçoarem suas habilidades. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino e aprendizagem da História. Atividades lúdicas. Recriação. História viva. | pt_BR |
Título: dc.title | LIVING HISTORY: APRENDENDO ATRAVÉS DE REENACTMENT HISTÓRICO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons