Uma proposta de ensino de eletrodinâmica no ensino médio baseada na metodologia dos três momentos pedagógicos com o uso de vídeos e simuladores computacionais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIfes - Campus Cariacicapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Marcio Gomes da-
Autor(es): dc.contributor.authorBUFFON, Luiz Otavio-
Autor(es): dc.contributor.authorDEORCE, Mariluza Sartori-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-07-27T18:06:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-07-27T18:06:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherUma proposta de ensino de eletrodinâmica no ensino médio baseada na metodologia dos três momentos pedagógicos com o uso de vídeos e simuladores computacionaispt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705508-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho consistiu na construção, aplicação e análise de uma intervenção pedagógica em uma instituição estadual de ensino público do município de Cariacica/ES, mais especificamente, numa turma do terceiro anodo Ensino Médio. Nossa amostra foram 26 alunos dessa turma que frequentaram regularmente as aulas. O objetivo principal do trabalho foi produzir, aplicar e avaliar um produto educacional para o ensino da eletrodinâmica e de circuitos elétricos no ensino médio, baseado na dinâmica dos três momentos pedagógicos, na dialogicidade de Paulo Freire e utilizando atividades diversificadas tais como, simuladores computacionais, um experimento real e uma atividade lúdica de uma palavra cruzada. Nesse sentido, procuramos também investigar os conhecimentos prévios dos estudantes, utilizar situações cotidianas e vídeos nas problematizações iniciais. Já os simuladores computacionais Phet Colorado foram amplamente utilizados na organização e aplicação do conhecimento. Enfatizamos que a aplicação da proposta didática foi realizada durante a pandemia de covid-19 e apesar de conseguirmos aplicar de forma presencial para a maioria dos alunos, uma parte das atividades foi realizada através do WhatsApp e do Google forms. Assim, na medida do possível foram realizados trabalhos em grupo, mas as restrições impostas pela pandemia de Covid-19 restringiram essa prática. Após as análises dos encontros e dos dados coletados foi possível perceber indícios do desenvolvimento de engajamento, autonomia e aprendizado por parte dos estudantes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,99 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEletrodinâmicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCircuitos elétricos - Simulação por computadorpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagempt_BR
Título: dc.titleUma proposta de ensino de eletrodinâmica no ensino médio baseada na metodologia dos três momentos pedagógicos com o uso de vídeos e simuladores computacionaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEFpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísicapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons