Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ifes - Campus Cariacica | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Marcio Gomes da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | BUFFON, Luiz Otavio | - |
Autor(es): dc.contributor.author | DEORCE, Mariluza Sartori | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-07-27T18:06:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-07-27T18:06:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | Uma proposta de ensino de eletrodinâmica no ensino médio baseada na metodologia dos três momentos pedagógicos com o uso de vídeos e simuladores computacionais | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705508 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho consistiu na construção, aplicação e análise de uma intervenção pedagógica em uma instituição estadual de ensino público do município de Cariacica/ES, mais especificamente, numa turma do terceiro anodo Ensino Médio. Nossa amostra foram 26 alunos dessa turma que frequentaram regularmente as aulas. O objetivo principal do trabalho foi produzir, aplicar e avaliar um produto educacional para o ensino da eletrodinâmica e de circuitos elétricos no ensino médio, baseado na dinâmica dos três momentos pedagógicos, na dialogicidade de Paulo Freire e utilizando atividades diversificadas tais como, simuladores computacionais, um experimento real e uma atividade lúdica de uma palavra cruzada. Nesse sentido, procuramos também investigar os conhecimentos prévios dos estudantes, utilizar situações cotidianas e vídeos nas problematizações iniciais. Já os simuladores computacionais Phet Colorado foram amplamente utilizados na organização e aplicação do conhecimento. Enfatizamos que a aplicação da proposta didática foi realizada durante a pandemia de covid-19 e apesar de conseguirmos aplicar de forma presencial para a maioria dos alunos, uma parte das atividades foi realizada através do WhatsApp e do Google forms. Assim, na medida do possível foram realizados trabalhos em grupo, mas as restrições impostas pela pandemia de Covid-19 restringiram essa prática. Após as análises dos encontros e dos dados coletados foi possível perceber indícios do desenvolvimento de engajamento, autonomia e aprendizado por parte dos estudantes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,99 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Física - Estudo e ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Eletrodinâmica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Circuitos elétricos - Simulação por computador | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
Título: dc.title | Uma proposta de ensino de eletrodinâmica no ensino médio baseada na metodologia dos três momentos pedagógicos com o uso de vídeos e simuladores computacionais | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons