A HISTÓRIA DA CLASSE TRABALHADORA BRASILEIRA NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA: UM DEBATE HISTORIOGRÁFICO

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTOMAZ, FREDERICO BRUNO BARBOSA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-07-27T13:45:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-07-27T13:45:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherA HISTÓRIA DA CLASSE TRABALHADORA BRASILEIRA NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA: UM DEBATE HISTORIOGRÁFICOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705503-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho investiga como a História da Classe Trabalhadora Brasileira aparece inserida no conteúdo da disciplina História do Ensino Médio através dos livros didáticos. Trata-se de um trabalho de Historiografia que parte de uma discussão acadêmica para se debruçar sobre o livro didático do Ensino Médio buscando entender como as discussões teóricas da categoria História da Classe Trabalhadora Brasileira aparecem no processo de Ensino de História através do livro didático. Foram utilizadas duas coleções didáticas em nossa pesquisa: “História, Sociedade e Cidadania” de autoria de Alfredo Boulos Júnior, e “História em Debate” de Renato Mocellin e Rosiane de Camargo. O recorte temporal empregado foi do final do século XIX até fim do século XX. Os capítulos analisados são os que tratam de temas em que a ação da classe trabalhadora ficou consagrada como parte do conteúdo. A Coleção História Sociedade e Cidadania tem um forte viés econômico, omitindo as condições de vida dos operários e apagando a população negra da classe trabalhadora brasileira. O operário representado nesta obra é um sujeito estrangeiro e concentrado nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. O autor omite a ação da classe trabalhadora como sujeito histórico durante a Era Vargas e as referências à História da Classe Trabalhadora Brasileira tornam-se cada vez mais escassas até deixar de existir no último capítulo, contribuindo para uma percepção de que as lutas dos trabalhadores, suas ações, enfim, sua História, seriam coisas do passado. A Coleção História em Debate tem influência da História Social, assumindo, de princípio, inspiração marxista. Todavia, a obra retrata o processo de transição entre trabalho escravo e trabalho livre como pacífica, como se fosse apenas um resultado de interesses internacionais e vantagens para os latifundiários locais. Não há menção às revoltas dos escravizados e ao movimento abolicionista. Transmite a impressão de que foram os trabalhadores europeus que ensinaram sobre greves à Classe Trabalhadora Brasileira. São omitidas as correntes ideológicas presentes no movimento operário e, em sua grande maioria, as organizações políticas dos trabalhadores não são citadas, apartando o movimento dos trabalhadores de sua dimensão política. Tal qual a primeira obra analisada, esta coleção também representa a luta de classes como um fenômeno do passado, e propõe, explicitamente, que os conflitos que permanecem hoje entre as classes seja resolvido “a frio”, pela política institucional. Concluímos ao final de nosso trabalho que a História da Classe Trabalhadora Brasileira está presente nos livros didáticos de História, porém como um sujeito sem um projeto político, que apenas reage às condições que lhe são dadas e que suas lutas hoje não existiriam. Propomos como produto um capítulo para um livro didático que traga a História da Classe Trabalhadora Brasileira em uma abordagem temática.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História. Livro Didático. História da Classe Trabalhadora. Marxismo.pt_BR
Título: dc.titleA HISTÓRIA DA CLASSE TRABALHADORA BRASILEIRA NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA: UM DEBATE HISTORIOGRÁFICOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
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