Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Pablo Sharches Freire | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-07-27T13:13:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-07-27T13:13:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | O conceito de escravidão nos livros didáticos do PNLD (2018) | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705500 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho acadêmico analisa como os livros didáticos do ensino médio, debatem os conceitos ligados à escravidão, com o objetivo de perceber se há, por parte dos autores, uma preocupação com essa discussão. Para tal, nos valemos de leituras de teóricos que versam sobre o tema para nortear as nossas análises, e, utilizamos como fontes, os livros publicados no ano de 2016, e, aprovados no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) do ano de 2018, nosso recorte de estudo. No primeiro momento fizemos uma reflexão sobre o ensino de História e a importância dos conceitos nesta prática, assim como, uma discussão teórica sobre a escravidão, o escravo, o escravismo, e, ainda a escravidão patriarcal, antiga e moderna. No segundo momento, nossa análise pautou em discutir o livro didático, o PNLD, as fontes e sua relação conceitual com a escravidão. Partindo destas, percebemos falhas no que tange o trato dos conceitos estudados. Diante disto, como produto, criamos um website, como material complementar, voltados para professores e alunos do ensino médio, onde produzimos textos e sugerimos atividades, que discutem, de forma simplificada, estes conceitos. Criamos ainda, a possibilidade de interação, para que os leitores, possam, deixar opinião, além de poder, contribuir para a expansão do debate. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História – Escravidão – Conceitos | pt_BR |
Título: dc.title | O conceito de escravidão nos livros didáticos do PNLD (2018) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons