UM CAMPO (MAIOR) DE POSSIBILIDADES: POR OUTRAS NARRATIVAS NO ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL EM CAMPO MAIOR-PI

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, FRANCIVALDO PEREIRA DA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-07-27T13:58:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-07-27T13:58:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherUM CAMPO (MAIOR) DE POSSIBILIDADES: POR OUTRAS NARRATIVAS NO ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL EM CAMPO MAIOR-PIpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705492-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação tem por objetivo apresentar as características e propor alternativas no trabalho de ensino de história local em Campo Maior, cidade localizada no norte do Estado do Piauí. Este município é considerado importante no cenário histórico estadual e nacional, devido os fatos históricos nele ocorridos relacionados ao processo de independência do Brasil, a Batalha do Jenipapo, e por ser um dos municípios mais antigos do Piauí. Conta com uma considerável produção historiográfica, elaborada por historiadores, religiosos, professores, poetas ou simplesmente amantes de sua cultura e história, que, no entanto, não é devidamente explorada no âmbito escolar devido à falta de um currículo em História e em conseqüência, de um material que oriente esse estudo, apesar de existir lei que obrigue o seu ensino. Quando raramente abordada nas escolas, a História Local resume-se às narrativas relacionadas à “Batalha do Jenipapo”, dessa maneira, outros eventos e personagens que constroem a História do lugar são ignorados. Com o objetivo de evidenciar as outras histórias não reveladas, foi desenvolvida uma análise da produção historiográfica local, bem como dos procedimentos desenvolvidos pelos professores no tocante ao ensino de história local. Feita esta análise, propõe-se nesse trabalho, a elaboração de um subsídio de leituras e atividades, apresentado como uma seqüencia didática, para, assim, amenizar essa ausência de abordagens em História Local e a partir disso, buscar incentivar os alunos a reconhecerem-se como sujeitos históricos através de histórias, pessoas e lugares que lhes são próximos.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História. História Local. Campo Maior. Historiografia.pt_BR
Título: dc.titleUM CAMPO (MAIOR) DE POSSIBILIDADES: POR OUTRAS NARRATIVAS NO ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL EM CAMPO MAIOR-PIpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons