
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | ASSUNÇÃO, VICTOR FIALHO DE | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-07-27T11:58:06Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-07-27T11:58:06Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705476 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho aborda como os leprosários no Ceará foram edificados, e a possibilidade de utilização como recurso didático para o ensino de história local. As Colônias Antônio Diogo (1928) e Antônio Justa (1941), seguiam a política nacional de combate à Lepra, que tinha como principal ação contra à doença era isolar os infectados. A partir de 1930 ocorreram mudanças na política sanitária, que intensificou a ideia de isolamento e os investimentos no combate à Hanseníase, resultou na construção de mais leprosários. Foi através dos conhecimentos das sociedades da antiguidade, que o isolamento se tornou a principal forma de combater a doença. Os conhecimentos médicos e a religiosidade na Idade Média não tinham capacidade para curar a hanseníase. A ideia de impureza levou à estigmatização destas pessoas. Mesmo após a possibilidade de cura, os doentes carregam as marcas deixadas pelo estigma do preconceito que ressoa no presente. Abordando o conceito de História Difícil (SCHMIDT, 2015), recente e ainda está em construção, analiso como os temas históricos carregados de sentimentos são necessários na formação dos jovens para que eles não se tornem pessoas sem ação, acreditando que suas atitudes não influenciaram nas mudanças sociais. A história comparada (Barros, 2014) me trouxe as bases para analisar os dois leprosários, em uma perspectiva mais profunda considerando os aspectos de cada período tomando cuidado com os anacronismos. As propostas de trabalhar oficinas com a temática da higiene e saúde me parece a melhor estratégia como produto didático a respeito da temática dos leprosários. A partir da hanseníase trabalho as práticas médicas, curas e a religiosidade e culminando com a proposição de uma atividade em homenagem à cultura popular e religiosa dos nordestinos envolvendo São Lázaro, São Roque, São Cosme e Damião, e Santo Expedito, santos católicos populares, evocados para buscar cura em moléstias. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História, Lepra, Higiene, História Difícil. | pt_BR |
| Título: dc.title | LEPROSÁRIOS NO CEARÁ: PATRIMÔNIO DIFÍCIL E ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons