NO DESPERTAR DO BATUK A AFIRMAÇÃO DE QUEM SOU: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DO MUNICIPIO DE DORMENTES-PE PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPINHEIRO, JUCIENE MARQUES DE OLIVEIRA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-07-27T11:49:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-07-27T11:49:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherNO DESPERTAR DO BATUK A AFIRMAÇÃO DE QUEM SOU: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DO MUNICIPIO DE DORMENTES-PE PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705475-
Resumo: dc.description.abstractEssa dissertação tem como objetivo explicitar como a temática de História da África e da Cultura Africana e Afro-Brasileira foi implantada no município de Dormentes-PE e, como se deu a formação dos professores para trabalhar está temática nas escolas. A pesquisa parte das experiências enquanto estudante e partícipe de grupo engajado na luta pelo reconhecimento da cultura dos povos africanos tendo a escola como instrumento para tal processo e de educador que na prática viveu a realidade encontrada quando da introdução da Lei 10.639/03 e vive na atualidade o contexto de trabalho deste tema no cotidiano das escolas dormentenses. A pesquisa de base qualitativa, de cunho historiográfico, utilizou documentos existentes nos âmbitos da secretaria de educação, na escola e em registros dos professores. O estudo concluiu que ao se organizarem em movimentos articulados os negros começam em uma luta cotidiana e persistente para terem suas reivindicações atendidas sem no entanto deixarem de estar em constante debate sobre o que se é necessário colocar realmente em prática, haja visto que muito do que se conquistou ainda se restringe ao escrito, deixando de ser colocado em prática para que verdadeiramente se concretize. Os professores nestes anos após a Lei pouco tiveram em termos de formação, mas alguns conseguiram, com o apoio dos movimentos realizarem ações acerca da aplicação da Lei. Ao final foi produzido uma sugestão de plano de formação com indicativos de material que poderão ser utilizados pela Secretaria de Educação na formação dos professores acerca do tema.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História, Lei 10.639/03, Formação de Professores.pt_BR
Título: dc.titleNO DESPERTAR DO BATUK A AFIRMAÇÃO DE QUEM SOU: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DO MUNICIPIO DE DORMENTES-PE PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons