
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | LOPES, RUDNER | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-07-21T13:04:08Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-07-21T13:04:08Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-12 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705390 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A indústria da construção tem se deparado com o paradigma através do qual parece ser positivo aumentar a produtividade, a eficiência, a qualidade, a sustentabilidade dos produtos e, ao mesmo tempo, reduzir custos de produção, minimizar tempos e duplicações de informações. Para tanto, supõe que ocorra a colaboração entre as diversas disciplinas dedicadas a construção através de projetos desenvolvidos em sistemas de modelagem da informação da edificação (BIM). Assim, a migração tecnológica e metodológica das inúmeras disciplinas da construção civil brasileira para a metodologia BIM é iminente. Entretanto, embora a metodologia BIM carregue consigo a promessa de ganhos na qualidade, produtividade e sustentabilidade, as empresas brasileiras encontram inúmeros entraves no processo de implantação da metodologia, desde a ausência de bibliotecas de componentes nacionais da construção até questões relacionadas ao fato de que os executores muitas vezes não possuem formação técnica para uma mudança na representação gráfica e leitura de projetos, ou para a utilização de modelos tridimensionais de informação como referencial para execução de obras; entre outros. Igualmente problemático, o software para o BIM não é adaptado a normatização e metodologias de cálculos brasileiros, havendo pouco capital humano treinado na utilização de plataformas BIM no Brasil. Entretanto, casos de sucesso na implantação de BIM no Brasil podem ser estudados para o estabelecimento de uma metodologia adaptada a realidade nacional da construção. A presente dissertação apresenta o estudo de caso de uma empresa de projetos de sistemas prediais brasileira e busca apresentar perspectivas para uma metodologia de implantação de BIM compatível com a indústria da construção civil nacional. Os resultados são uma compilação dos reais ganhos e impasses da adoção de BIM particularmente no Brasil, para além dos já constatados em outros países, e perspectivas para uma metodologia nacional de implantação de BIM pautada em pessoas, processos e tecnologia capaz de abarcar estratégias que suplantem os impasses contidos na adoção de BIM no país. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | METODOLOGIA | pt_BR |
| Título: dc.title | Perspectivas para o desenvolvimento de uma metodologia brasileira para o BIM: Estudo de caso (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| perspectivas.pdf | 4,38 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/705390/1/perspectivas.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: