Dissertação - ENSINO DE INEQUAÇÃO EXPONENCIAL COM O GEOGEBRA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPANTOJA, Cleidivaldo Corrêa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-07-19T13:29:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-07-19T13:29:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-20-
identificador: dc.identifier.otherDissertação - ENSINO DE INEQUAÇÃO EXPONENCIAL COM O GEOGEBRApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705376-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação de mestrado apresenta os resultados de uma pesquisa sobre o Ensino de Inequações Exponenciais. Partindo da questão norteadora “ Quais as potencialidades e limitações de uma sequência de atividades, com o auxílio do Geogebra, para o processo de ensino e aprendizagem de Inequações Exponenciais?” e do objetivo de verificar se o ensino de Inequação Exponencial, com uso do Geogebra, a partir de uma sequência de atividades torna a aprendizagem desse assunto mais eficiente e eficaz. A metodologia de pesquisa adotada contou com três aportes teóricos e metodológicos: teoria da Instrumentação (Rabardel), teoria dos registros de representações semióticas (Duval, 2003) e Análise Microgenética (Goés). A sequência de atividades foi elaborada para adotar o software educacional livre GeoGebra como recurso didático, manipulado por meio de um material impresso elaborado para promover a aprendizagem sobre Inequações Exponenciais. A experimentação aconteceu com cinco estudantes da rede estadual de ensino modular da zona rural do município de Acará-PA, na forma de estudo de caso, no mês de setembro de 2020 respeitando medidas de higienização e distanciamento exigidas pelo senário pandêmico de COVID-19. O tratamento e análise de resultados se deu sobre os dados coletados em audiotranscrição e registros escritos dos sujeitos da pesquisa no material impresso durante a execução da experimentação do produto educacional. Também foi analisado as relações promovidas pela instrumentação do recurso tecnológico adotado. Obtivemos como resultado uma superação metodológica e procedimental, em comparação a outras pesquisas levantadas, sobre a conversão de diferentes representações matemáticas no ensino de inequações e sobre o uso da língua natural oral e escrita que foi desenvolvida de forma satisfatória ao longo das atividades. O instrumento experimentado também promoveu uma otimização da atividade foram obtidos resultados positivos também com relação a afetividade com a matemática e a aula de matemática, bem como uma aprendizagem investigativa e colaborativa entre os educandos participantes da pesquisa. Após as análises o produto foi validado como eficiente e eficaz para o ensino e aprendizagem de Inequações Exponenciais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4327pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInequação Exponencialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGênese Instrumentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeogebrapt_BR
Título: dc.titleDissertação - ENSINO DE INEQUAÇÃO EXPONENCIAL COM O GEOGEBRApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais