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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PANTOJA, Cleidivaldo Corrêa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-07-19T13:29:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-07-19T13:29:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação - ENSINO DE INEQUAÇÃO EXPONENCIAL COM O GEOGEBRA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705376 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação de mestrado apresenta os resultados de uma pesquisa sobre o Ensino de Inequações Exponenciais. Partindo da questão norteadora “ Quais as potencialidades e limitações de uma sequência de atividades, com o auxílio do Geogebra, para o processo de ensino e aprendizagem de Inequações Exponenciais?” e do objetivo de verificar se o ensino de Inequação Exponencial, com uso do Geogebra, a partir de uma sequência de atividades torna a aprendizagem desse assunto mais eficiente e eficaz. A metodologia de pesquisa adotada contou com três aportes teóricos e metodológicos: teoria da Instrumentação (Rabardel), teoria dos registros de representações semióticas (Duval, 2003) e Análise Microgenética (Goés). A sequência de atividades foi elaborada para adotar o software educacional livre GeoGebra como recurso didático, manipulado por meio de um material impresso elaborado para promover a aprendizagem sobre Inequações Exponenciais. A experimentação aconteceu com cinco estudantes da rede estadual de ensino modular da zona rural do município de Acará-PA, na forma de estudo de caso, no mês de setembro de 2020 respeitando medidas de higienização e distanciamento exigidas pelo senário pandêmico de COVID-19. O tratamento e análise de resultados se deu sobre os dados coletados em audiotranscrição e registros escritos dos sujeitos da pesquisa no material impresso durante a execução da experimentação do produto educacional. Também foi analisado as relações promovidas pela instrumentação do recurso tecnológico adotado. Obtivemos como resultado uma superação metodológica e procedimental, em comparação a outras pesquisas levantadas, sobre a conversão de diferentes representações matemáticas no ensino de inequações e sobre o uso da língua natural oral e escrita que foi desenvolvida de forma satisfatória ao longo das atividades. O instrumento experimentado também promoveu uma otimização da atividade foram obtidos resultados positivos também com relação a afetividade com a matemática e a aula de matemática, bem como uma aprendizagem investigativa e colaborativa entre os educandos participantes da pesquisa. Após as análises o produto foi validado como eficiente e eficaz para o ensino e aprendizagem de Inequações Exponenciais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4327 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inequação Exponencial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gênese Instrumental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Geogebra | pt_BR |
Título: dc.title | Dissertação - ENSINO DE INEQUAÇÃO EXPONENCIAL COM O GEOGEBRA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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Dissertação Cleidivaldo Corrêa Pantoja VF.pdf | 4.33 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/705376/1/Dissertação Cleidivaldo Corrêa Pantoja VF.pdfDownload |
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