
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | NASCIMENTO, Soraia Maria Ceita do, | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-07-18T15:29:31Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-07-18T15:29:31Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| identificador: dc.identifier.other | PEDAGOGIA FEMINISTA NEGRA E DECOLONIAL PARA UM ENSINO DE HISTÓRIA ENGAJADO NA EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705346 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória, vincula-se à linha de Pesquisa “Saberes Históricos no Espaço Escolar” e propôs-se a discutir a perspectiva pedagógica feminista negra decolonial, como referência para compreensão e exercício do ensino de história na educação básica. Para tanto foi necessário buscar aporte teórico na crítica decolonial e, dentro dela, na feminista negra como forma de desenvolver um ensino de história referenciado por uma outra perspectiva que não a arquitetada pela lógica da modernidade/colonialidade. A pesquisa se debruçou sobre o ensino de história no 9º ano do ensino fundamental em uma escola estadual pública da periferia de Salvador (Ba), a partir do qual foi realizada análise diagnóstica da experiência e prática docente com o ensino de história ancorada em uma perspectiva feminista negra decolonial. As reflexões realizadas nesta pesquisa revelaram a necessidade incessante de revisão crítica sobre o exercício do ensino de história, assim como, na produção de conhecimento a partir do pensamento feminista negro decolonial. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3,8MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Decolonidade; Modernidade/Colonidade; Feminismo Negro; Pedagofia Feminista Decolonial. | pt_BR |
| Título: dc.title | Pedagogia feminista negra decolonial para um Ensino de História engajado na Educação Básica | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| SORAIA MARIA CEITA DO NASCIMENTO - PROFHISTÓRIA - UNEB.pdf | 4,78 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/705346/4/SORAIA MARIA CEITA DO NASCIMENTO - PROFHISTÓRIA - UNEB.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons