Pedagogia feminista negra decolonial para um Ensino de História engajado na Educação Básica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNASCIMENTO, Soraia Maria Ceita do,-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-07-18T15:29:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-07-18T15:29:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherPEDAGOGIA FEMINISTA NEGRA E DECOLONIAL PARA UM ENSINO DE HISTÓRIA ENGAJADO NA EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705346-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória, vincula-se à linha de Pesquisa “Saberes Históricos no Espaço Escolar” e propôs-se a discutir a perspectiva pedagógica feminista negra decolonial, como referência para compreensão e exercício do ensino de história na educação básica. Para tanto foi necessário buscar aporte teórico na crítica decolonial e, dentro dela, na feminista negra como forma de desenvolver um ensino de história referenciado por uma outra perspectiva que não a arquitetada pela lógica da modernidade/colonialidade. A pesquisa se debruçou sobre o ensino de história no 9º ano do ensino fundamental em uma escola estadual pública da periferia de Salvador (Ba), a partir do qual foi realizada análise diagnóstica da experiência e prática docente com o ensino de história ancorada em uma perspectiva feminista negra decolonial. As reflexões realizadas nesta pesquisa revelaram a necessidade incessante de revisão crítica sobre o exercício do ensino de história, assim como, na produção de conhecimento a partir do pensamento feminista negro decolonial.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,8MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Decolonidade; Modernidade/Colonidade; Feminismo Negro; Pedagofia Feminista Decolonial.pt_BR
Título: dc.titlePedagogia feminista negra decolonial para um Ensino de História engajado na Educação Básicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons