O estudo da óptica da visão poe meio do ensino híbrido e sua conexão com o efeito fotoelétrico

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIfes - Campus Cariacicapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPEZZIN, Diego de Oliveira-
Autor(es): dc.contributor.authorEVANGELISTA, Robson Leone-
Autor(es): dc.contributor.authorBUFFON, Luiz Otavio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-07-14T17:27:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-07-14T17:27:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherO estudo da óptica da visão poe meio do ensino híbrido e sua conexão com o efeito fotoelétricopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705318-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma proposta de sequência didática para o Ensino da óptica da visão e sua conexão com o efeito fotoelétrico. Para isso, buscou-se elaborar uma sequência didática com características investigativas onde a construção, a aplicação e a avaliação foram feitas no contexto da Teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel. A metodologia de ensino utilizada na construção da sequência didática foi a Aprendizagem Ativa, mais especificamente o Ensino Híbrido através de Rotações por Estações. Contudo, a aplicação deste produto ocorreu durante a pandemia da COVID-19, e desta forma, houve a necessidade de realizar adaptações para que ela se encaixasse nas restrições de saúde impostas pelo Estado do Espírito Santo e pela escola. Para avaliar a aplicabilidade da proposta e a aprendizagem dos alunos, foram aplicados um pré-teste e um pós-teste, que, após serem comparados e analisados, através do método de análise de conteúdo de Laurence Bardin, forneceram uma parte dos resultados apresentados neste trabalho. Além disso, foram analisados o comportamento dos alunos em relação ao engajamento e os principais resultados nos encontros ministrados através de um relato de experiência. Dentre as atividades que compõe a sequência, algumas simulações utilizadas pelos alunos foram produzidas pelo professor através de programas gratuitos disponibilizados virtualmente como as simulações de lentes esféricas e de problemas visuais no olho humano feitas com o software Algodoo e a simulação de formação de imagens em lentes esféricas com o software Optgeo. Além disso, utilizou-se a simulação sobre o efeito fotoelétrico da plataforma Phet e a realização de atividades experimentais. Os resultados da pesquisa apontaram que houve uma boa participação dos alunos no desenvolvimento das atividades além de evidências de indícios de aprendizagem dos assuntos desenvolvidos com um aumento significativo de questões corretas no pós-teste em relação ao pré-teste. Ao final, um questionário de opinião revelou uma boa aceitação das atividades por parte dos alunos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6,44 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectÓptica da visãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEfeito fotoelétricopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Híbridopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRotações por estaçõespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectOptgeopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAlgodoopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPhetpt_BR
Título: dc.titleO estudo da óptica da visão poe meio do ensino híbrido e sua conexão com o efeito fotoelétricopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEFpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísicapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons