Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ifes - Campus Cariacica | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PEZZIN, Diego de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | EVANGELISTA, Robson Leone | - |
Autor(es): dc.contributor.author | BUFFON, Luiz Otavio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-07-14T17:27:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-07-14T17:27:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | O estudo da óptica da visão poe meio do ensino híbrido e sua conexão com o efeito fotoelétrico | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705318 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma proposta de sequência didática para o Ensino da óptica da visão e sua conexão com o efeito fotoelétrico. Para isso, buscou-se elaborar uma sequência didática com características investigativas onde a construção, a aplicação e a avaliação foram feitas no contexto da Teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel. A metodologia de ensino utilizada na construção da sequência didática foi a Aprendizagem Ativa, mais especificamente o Ensino Híbrido através de Rotações por Estações. Contudo, a aplicação deste produto ocorreu durante a pandemia da COVID-19, e desta forma, houve a necessidade de realizar adaptações para que ela se encaixasse nas restrições de saúde impostas pelo Estado do Espírito Santo e pela escola. Para avaliar a aplicabilidade da proposta e a aprendizagem dos alunos, foram aplicados um pré-teste e um pós-teste, que, após serem comparados e analisados, através do método de análise de conteúdo de Laurence Bardin, forneceram uma parte dos resultados apresentados neste trabalho. Além disso, foram analisados o comportamento dos alunos em relação ao engajamento e os principais resultados nos encontros ministrados através de um relato de experiência. Dentre as atividades que compõe a sequência, algumas simulações utilizadas pelos alunos foram produzidas pelo professor através de programas gratuitos disponibilizados virtualmente como as simulações de lentes esféricas e de problemas visuais no olho humano feitas com o software Algodoo e a simulação de formação de imagens em lentes esféricas com o software Optgeo. Além disso, utilizou-se a simulação sobre o efeito fotoelétrico da plataforma Phet e a realização de atividades experimentais. Os resultados da pesquisa apontaram que houve uma boa participação dos alunos no desenvolvimento das atividades além de evidências de indícios de aprendizagem dos assuntos desenvolvidos com um aumento significativo de questões corretas no pós-teste em relação ao pré-teste. Ao final, um questionário de opinião revelou uma boa aceitação das atividades por parte dos alunos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6,44 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Óptica da visão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Efeito fotoelétrico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Híbrido | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Rotações por estações | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Optgeo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Algodoo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Phet | pt_BR |
Título: dc.title | O estudo da óptica da visão poe meio do ensino híbrido e sua conexão com o efeito fotoelétrico | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons