PROJECT BASED LEARNING APLICADO À EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBERNARDO, GILDO FELIPE-
Autor(es): dc.contributor.authorPEREIRA, ANA PAULA CUNHA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-07-14T16:47:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-07-14T16:47:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-08-
identificador: dc.identifier.otherPROJECT BASED LEARNING APLICADO À EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS E IDOSOS.pt_BR
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO TÉCNICO TECNOLÓGICOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705301-
Resumo: dc.description.abstractA pesquisa aqui apresentada tem como objetivo ampliar a oferta de estratégias didáticas voltadas para docentes do curso de Licenciatura relativas à modalidade de Educação de Jovens e Adultos na educação básica. Para isso, foi realizada uma revisão integrativa de literatura com o intuito de identificar a EJA na dimensão das produções acadêmicas. Foi realizada também uma revisão bibliográfica, para fundamentar conceitualmente a pesquisa. Além das revisões, realizou-se uma pesquisa de campo por meio da aplicação de questionários semiestruturados, com o propósito de obtenção de dados referentes às dificuldades observadas pelos docentes da educação básica ao atuarem na modalidade de EJA e identificar elementos associados ao ensino que colaborassem para a elaboração do protótipo do produto. O Project Based Learning - PBL se coloca nesta pesquisa como possibilidade de ampliação de estratégias didáticas para docentes vinculados aos cursos de Licenciaturas. Optou-se por alocar o PBL em um website cuja estrutura atenda as características constitutivas de um portal que viabilize um certo tipo de comunicação pública. A última etapa da pesquisa baseou-se na apresentação do PBL já configurado para website apresentado para apreciação dos docentes vinculados ao ensino superior e docentes da educação básica. Estes grupos apresentaram suas percepções sobre o produto. Com base nas técnicas de obtenção de dados identificou-se na revisão de literatura a insipiência das produções acadêmicas relativas à Educação de Jovens e Adultos. Quanto aos dados originados dos questionários, identifica-se a ausência de materiais didáticos específicos que contribuam para a intervenção pedagógica na modalidade investigada. Reconhece-se também que o Produto proposto não resolverá a demanda maior de formação do docente para atuar na EJA, embora abra um caminho para refletirmos e ampliarmos estudos e pesquisas que garantam a visibilidade das políticas voltadas para a população de Jovens, Adultos e Idosos que não tiveram escolarização adequada.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,14 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino; Aprendizagem Baseada em Projetos; Educação de Jovens e Adultos; Educação Superior; Formação Docentept_BR
Título: dc.titlePROJECT BASED LEARNING APLICADO À EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO MEIO AMBIENTEpt_BR
Aparece nas coleções:Ferramentas


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons