
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | BERNARDO, GILDO FELIPE | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | PEREIRA, ANA PAULA CUNHA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-07-14T16:47:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-07-14T16:47:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-08 | - |
| identificador: dc.identifier.other | PROJECT BASED LEARNING APLICADO À EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS E IDOSOS. | pt_BR |
| identificador: dc.identifier.other | PRODUTO TÉCNICO TECNOLÓGICO | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705301 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A pesquisa aqui apresentada tem como objetivo ampliar a oferta de estratégias didáticas voltadas para docentes do curso de Licenciatura relativas à modalidade de Educação de Jovens e Adultos na educação básica. Para isso, foi realizada uma revisão integrativa de literatura com o intuito de identificar a EJA na dimensão das produções acadêmicas. Foi realizada também uma revisão bibliográfica, para fundamentar conceitualmente a pesquisa. Além das revisões, realizou-se uma pesquisa de campo por meio da aplicação de questionários semiestruturados, com o propósito de obtenção de dados referentes às dificuldades observadas pelos docentes da educação básica ao atuarem na modalidade de EJA e identificar elementos associados ao ensino que colaborassem para a elaboração do protótipo do produto. O Project Based Learning - PBL se coloca nesta pesquisa como possibilidade de ampliação de estratégias didáticas para docentes vinculados aos cursos de Licenciaturas. Optou-se por alocar o PBL em um website cuja estrutura atenda as características constitutivas de um portal que viabilize um certo tipo de comunicação pública. A última etapa da pesquisa baseou-se na apresentação do PBL já configurado para website apresentado para apreciação dos docentes vinculados ao ensino superior e docentes da educação básica. Estes grupos apresentaram suas percepções sobre o produto. Com base nas técnicas de obtenção de dados identificou-se na revisão de literatura a insipiência das produções acadêmicas relativas à Educação de Jovens e Adultos. Quanto aos dados originados dos questionários, identifica-se a ausência de materiais didáticos específicos que contribuam para a intervenção pedagógica na modalidade investigada. Reconhece-se também que o Produto proposto não resolverá a demanda maior de formação do docente para atuar na EJA, embora abra um caminho para refletirmos e ampliarmos estudos e pesquisas que garantam a visibilidade das políticas voltadas para a população de Jovens, Adultos e Idosos que não tiveram escolarização adequada. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3,14 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino; Aprendizagem Baseada em Projetos; Educação de Jovens e Adultos; Educação Superior; Formação Docente | pt_BR |
| Título: dc.title | PROJECT BASED LEARNING APLICADO À EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO MEIO AMBIENTE | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Ferramentas | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| DISSERTAÇÃO_Gildo Felipe Bernardo.pdf | Dissertação | 3.22 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/705301/2/DISSERTAÇÃO_Gildo Felipe Bernardo.pdfDownload |
| Gildo_Felipe_Bernardo_Produto Tecnico Tecnologico_versão_Inglês.pdf | Produto Técnico Tecnológico_Versão_Inglês | 3.31 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/705301/4/Gildo_Felipe_Bernardo_Produto Tecnico Tecnologico_versão_Inglês.pdfDownload |
| Gildo_Felipe_Bernardo_Produto Tecnico Tecnologico (2).pdf | 3.31 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/705301/5/Gildo_Felipe_Bernardo_Produto Tecnico Tecnologico (2).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons