Relação entre Ensino Médio e Técnico na Perspectiva da Trajetória Estudantil no Mercado de Trabalho

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora Real Conhecerpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDiamantino, Clésia Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-07-13T21:33:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-07-13T21:33:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-13-
identificador: dc.identifier.otherRelação entre Ensino Médio e Técnico na Perspectiva da Trajetória Estudantil no Mercado de Trabalhopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705293-
Resumo: dc.description.abstractO livro “Relação entre ensino médio e técnico na perspectiva da trajetória estudantil no mercado de trabalho” é um estudo realizado por Clésia Silva Diamantino, egressa do Instituto de Educação Superior Kyre’ỹ Sãso. Nessa obra, a autora descreve os entraves na implementação e a aplicação do Programa Mediotec, reflete sobre a concepção de Educação Profissional do Mediotec na perspectiva dos professores e a trajetória dos alunos oriundos do Mediotec e sua inserção no mercado de trabalho. Além disso, ela destaca a mudança filosófica da BNCC que atribuiu às escolas de Ensino Médio mais uma função, sem o aparato técnico obrigatório para o sucesso do novo Ensino Médio. No primeiro momento, para contextualizar a temática em estudo, a autora apresenta o marco histórico da educação profissional de jovens e adultos no Brasil. Além disso, apresenta o processo de implantação dos cursos técnicos nas escolas estaduais, destacando assim, o papel do governo na formação técnico-profissionalizante. Uma formação profissional garantida na LDBEN precisa apresentar as condições para as escolas. No segundo momento, a autora aborda sobre o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e a relação com o trabalho com o intuito de apresentar o objetivo principal dessa política e o real acesso. Por conseguinte, reflete sobre MedioTec, destacando as suas perspectivas, os seus desafios e a aplicação na atualidade. No terceiro momento é apresentado uma análise sobre a implementação e aplicação do Programa Mediotec no Ensino Médio, na cidade de Lençóis-BA. Nesse caso, a autora realizou uma pesquisa em uma Escola de Ensino Médio estadual, na cidade de Lençóis, Bahia, observando alguns aspectos e documentos da escola, tais como: organização do ensino, o currículo e Projeto Político Pedagógico – PPP. Portanto, convido-os a conhecer melhor esta obra, na qual a pesquisadora Clésia faz uma abordagem pertinente a relação entre o ensino médio e técnico na perspectiva da trajetória estudantil, destacando diversos pontos essenciais para compreender melhor sobre esse sistema.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1444pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Técnicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPerspectivaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrajetória Estudantilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMercado de Trabalhopt_BR
Título: dc.titleRelação entre Ensino Médio e Técnico na Perspectiva da Trajetória Estudantil no Mercado de Trabalhopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons