Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora Real Conhecer | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Diamantino, Clésia Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-07-13T21:33:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-07-13T21:33:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-13 | - |
identificador: dc.identifier.other | Relação entre Ensino Médio e Técnico na Perspectiva da Trajetória Estudantil no Mercado de Trabalho | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705293 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O livro “Relação entre ensino médio e técnico na perspectiva da trajetória estudantil no mercado de trabalho” é um estudo realizado por Clésia Silva Diamantino, egressa do Instituto de Educação Superior Kyre’ỹ Sãso. Nessa obra, a autora descreve os entraves na implementação e a aplicação do Programa Mediotec, reflete sobre a concepção de Educação Profissional do Mediotec na perspectiva dos professores e a trajetória dos alunos oriundos do Mediotec e sua inserção no mercado de trabalho. Além disso, ela destaca a mudança filosófica da BNCC que atribuiu às escolas de Ensino Médio mais uma função, sem o aparato técnico obrigatório para o sucesso do novo Ensino Médio. No primeiro momento, para contextualizar a temática em estudo, a autora apresenta o marco histórico da educação profissional de jovens e adultos no Brasil. Além disso, apresenta o processo de implantação dos cursos técnicos nas escolas estaduais, destacando assim, o papel do governo na formação técnico-profissionalizante. Uma formação profissional garantida na LDBEN precisa apresentar as condições para as escolas. No segundo momento, a autora aborda sobre o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e a relação com o trabalho com o intuito de apresentar o objetivo principal dessa política e o real acesso. Por conseguinte, reflete sobre MedioTec, destacando as suas perspectivas, os seus desafios e a aplicação na atualidade. No terceiro momento é apresentado uma análise sobre a implementação e aplicação do Programa Mediotec no Ensino Médio, na cidade de Lençóis-BA. Nesse caso, a autora realizou uma pesquisa em uma Escola de Ensino Médio estadual, na cidade de Lençóis, Bahia, observando alguns aspectos e documentos da escola, tais como: organização do ensino, o currículo e Projeto Político Pedagógico – PPP. Portanto, convido-os a conhecer melhor esta obra, na qual a pesquisadora Clésia faz uma abordagem pertinente a relação entre o ensino médio e técnico na perspectiva da trajetória estudantil, destacando diversos pontos essenciais para compreender melhor sobre esse sistema. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 1444 | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Técnico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Perspectivas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trajetória Estudantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mercado de Trabalho | - |
Título: dc.title | Relação entre Ensino Médio e Técnico na Perspectiva da Trajetória Estudantil no Mercado de Trabalho | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons