
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Tocantins - UFT | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Santana, Wesquisley Vidal de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-07-13T17:27:37Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-07-13T17:27:37Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-24 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Wesquisley Vidal de Santana - Dissertação.pdf | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705291 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O estudo apresentado tem como objetivo avaliar a produção da Tecnologia Social na Universidade da Maturidade para os velhos do Estado do Tocantins com recorte temporal de 2016 a 2020. A pesquisa é de ordem descritiva e documental. Utilizou-se de indicadores do Instituto de Tecnologia Social-ITS- para identificação e caracterização da Tecnologia Social-TS. Os aspectos qualitativos foram transformados em valores quantitativos, para dar maior relevância às questões e a cada uma das fórmulas, que produziram os valores quantitativos às 12 características da Tecnologia Social a serem radiografadas. Posteriormente, com esses valores, elaboraram-se os gráficos. A pesquisa desenvolveu-se em três fases. A primeira delas diz respeito à sistematização documental dos projetos desenvolvidos na UMA/UFT entre os anos 2016-2020, para obtenção das seguintes informações: entidade promotora da tecnologia social, objetivo e tipo de tecnologia social, descrição e funcionamento. A segunda fase está relacionada à utilização do protocolo proposto pelo Instituto de Tecnologia Social para análise dos scores dos projetos desenvolvidos na UMA/UFT. Este, utilizado, é o do Sistema de Acompanhamento das Tecnologias Sociais (SATECS), cujo objetivo consiste na elaboração de uma metodologia de diagnóstico e análise de TS. A terceira fase, que está relacionada a um dos produtos, será a elaboração de um Relatório no site da UMA com uma apresentação de boas práticas de Tecnologia Social Educacional para idosos. Na pesquisa, destacou-se uma das principais características dessa tecnologia social: a conciliação dos saberes populares e acadêmicos. Ela surge do encontro entre a experiência das pessoas que vivenciam os problemas no dia a dia e o conhecimento dos profissionais, obtido a partir de estudos e pesquisas sistematizadas no ambiente acadêmico. Verificou-se, na pesquisa, que as universidades, em geral, podem ser importantes ferramentas de tecnologias sociais. Ressalta-se, também, por meio do SATECS, uma pesquisa teórica e bibliográfica sobre as tecnologias sociais e investigação empírica sobre as experiências inovadoras em extensão universitárias nas dimensões essenciais de diversas tecnologias sociais. Os dados apresentados, com recorte temporal de 2016 a 2020, demonstram que a UMA conseguiu alcançar o conceito de “bom” em todas as dimensões, segundo os indicadores e comprovar que desenvolve Tecnologia Social e Educacional. O notório alcance ocorreu em razão da melhoria no planejamento e no monitoramento das ações e projetos desenvolvidos. Por fim, o produto deste estudo será a elaboração de um Relatório no site da UMA com uma apresentação de boas práticas de Tecnologia Social educacional para idosos, objetivando atuar como um recurso para o aprimoramento da Educação para velhos no Estado do Tocantins. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2.34 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Adobe PDF | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia Social e Educacional | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Universidade da Maturidade | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Velhos | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Social and Educational Technology | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | University of Maturity | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Old ones | pt_BR |
| Título: dc.title | A universidade da maturidade como produtora de tecnologia social educacional (2016 a 2020) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado de Ensino em Ciência e Saúde | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Wesquisley Vidal de Santana - Dissertação.pdf | 2,34 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/705291/2/Wesquisley Vidal de Santana - Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons