A universidade da maturidade como produtora de tecnologia social educacional (2016 a 2020)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Tocantins - UFTpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantana, Wesquisley Vidal de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-07-13T17:27:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-07-13T17:27:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-24-
identificador: dc.identifier.otherWesquisley Vidal de Santana - Dissertação.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705291-
Resumo: dc.description.abstractO estudo apresentado tem como objetivo avaliar a produção da Tecnologia Social na Universidade da Maturidade para os velhos do Estado do Tocantins com recorte temporal de 2016 a 2020. A pesquisa é de ordem descritiva e documental. Utilizou-se de indicadores do Instituto de Tecnologia Social-ITS- para identificação e caracterização da Tecnologia Social-TS. Os aspectos qualitativos foram transformados em valores quantitativos, para dar maior relevância às questões e a cada uma das fórmulas, que produziram os valores quantitativos às 12 características da Tecnologia Social a serem radiografadas. Posteriormente, com esses valores, elaboraram-se os gráficos. A pesquisa desenvolveu-se em três fases. A primeira delas diz respeito à sistematização documental dos projetos desenvolvidos na UMA/UFT entre os anos 2016-2020, para obtenção das seguintes informações: entidade promotora da tecnologia social, objetivo e tipo de tecnologia social, descrição e funcionamento. A segunda fase está relacionada à utilização do protocolo proposto pelo Instituto de Tecnologia Social para análise dos scores dos projetos desenvolvidos na UMA/UFT. Este, utilizado, é o do Sistema de Acompanhamento das Tecnologias Sociais (SATECS), cujo objetivo consiste na elaboração de uma metodologia de diagnóstico e análise de TS. A terceira fase, que está relacionada a um dos produtos, será a elaboração de um Relatório no site da UMA com uma apresentação de boas práticas de Tecnologia Social Educacional para idosos. Na pesquisa, destacou-se uma das principais características dessa tecnologia social: a conciliação dos saberes populares e acadêmicos. Ela surge do encontro entre a experiência das pessoas que vivenciam os problemas no dia a dia e o conhecimento dos profissionais, obtido a partir de estudos e pesquisas sistematizadas no ambiente acadêmico. Verificou-se, na pesquisa, que as universidades, em geral, podem ser importantes ferramentas de tecnologias sociais. Ressalta-se, também, por meio do SATECS, uma pesquisa teórica e bibliográfica sobre as tecnologias sociais e investigação empírica sobre as experiências inovadoras em extensão universitárias nas dimensões essenciais de diversas tecnologias sociais. Os dados apresentados, com recorte temporal de 2016 a 2020, demonstram que a UMA conseguiu alcançar o conceito de “bom” em todas as dimensões, segundo os indicadores e comprovar que desenvolve Tecnologia Social e Educacional. O notório alcance ocorreu em razão da melhoria no planejamento e no monitoramento das ações e projetos desenvolvidos. Por fim, o produto deste estudo será a elaboração de um Relatório no site da UMA com uma apresentação de boas práticas de Tecnologia Social educacional para idosos, objetivando atuar como um recurso para o aprimoramento da Educação para velhos no Estado do Tocantins.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.34 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeAdobe PDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia Social e Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade da Maturidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectVelhospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSocial and Educational Technologypt_BR
Palavras-chave: dc.subjectUniversity of Maturitypt_BR
Palavras-chave: dc.subjectOld onespt_BR
Título: dc.titleA universidade da maturidade como produtora de tecnologia social educacional (2016 a 2020)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado de Ensino em Ciência e Saúdept_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons