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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Tocantins - UFT | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Carneiro, Priscilla Rodrigues Caminha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-07-13T15:10:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-07-13T15:10:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4032/1/Priscilla%20Rodrigues%20Caminha%20Carneiro%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf | - |
identificador: dc.identifier.other | Priscilla Rodrigues Caminha Carneiro - Dissertação.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705272 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O ingresso no ensino superior é uma importante etapa da vida e considerada uma realização por muitos. Entretanto, esse período é marcado por diversas mudanças que impactam a autopercepção do estudante e influenciam a tomada de decisão. Fatores sociais, econômicos, psicológicos e cognitivos estão suscetíveis a essas mudanças e influenciam o percurso do estudante do ensino superior. Tendo em conta os diversos fatores intervenientes nesse processo, é necessário compreender como adaptação acadêmica e qualidade de vida dos estudantes foram afetadas, especialmente no período da pandemia da COVID-19. Objetivo: Avaliar a adaptação acadêmica e a qualidade de vida face à pandemia de COVID-19 de estudantes de graduação de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública. Metodologia: Realizou-se um estudo transversal, realizado com estudantes de graduação em Enfermagem, Educação Física, Matemática, Geografia, Letras, Pedagogia, Filosofia, Ciência Naturais/Química e Ciências Naturais/Biologia de uma IES pública do Estado do Pará. Para avaliar a adaptação acadêmica e a qualidade de vida, variáveis dependentes deste estudo, foram utilizados o Questionário de Vivências Acadêmicas reduzido (QVA-r) e o Medical Outcomes Study 36 – Item Short – Form Health Survey (SF-36). Resultados: Participaram do estudo 89 estudantes de graduação, com predominância de indivíduos do sexo feminino (73%), solteiras (88,8%), pardas (56,6%) e que residiam com pais, cônjuges ou filhos (59,3%). Em média, os estudantes apresentaram bons escores nos domínios do QVA-r, sugerindo boa adaptação acadêmica (>3,00). Entretanto, no domínio estudo, os estudantes apresentaram baixa adaptação acadêmica. Com relação a qualidade de vida, em cinco das oito dimensões os estudantes apresentaram boa qualidade de vida (>50), entretanto, as dimensões vitalidade, aspecto emocional e saúde mental apresentaram resultados inferiores. Foram fatores associados à adaptação acadêmica a moradia, do curso – com destaque para os da saúde, da percepção de desempenho acadêmico, presença de bolsa estudantil, possuir boa relação professor-aluno, não pensar em desistir do curso, fatores estressores vivenciados durante a graduação, prática de esportes, consumir notícias sobre a pandemia, manter socialização à distância e se sentir inseguro no contexto pandêmico. Foram fatores associados à qualidade de vida sexo, curso, percepção do desempenho acadêmico, não pensar em desistir do curso, fatores estressores, prática de esportes, ausência de comorbidades e de transtornos mentais menores, acreditar que o coronavírus é perigoso, sentimento de insegurança com a pandemia e ter conhecido alguém que veio a óbito em decorrência da Covid. Há uma correlação negativa entre adaptação acadêmica e qualidade de vida com sentimentos negativos vivenciados no contexto pandêmico. Adaptação acadêmica e qualidade de vida possuem uma correlação positiva. Conclusão: O ensino superior está repleto de desafios vivenciados pelos estudantes. Fatores sociodemográficos, acadêmicos e psicossociais influenciam a adaptação do estudante ao ambiente acadêmico, bem como sua qualidade de vida. A elaboração de políticas públicas para apoio psicopedagógico do estudante é fundamental para evitar a desfechos indesejados na graduação. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.02 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Adobe PDF | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Qualidade de Vida | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Universidades | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Infecções por Coronavírus | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Adaptação Psicológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Desempenho Acadêmico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Quality of Life | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Universities | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Coronavirus Infections | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Psychological Adaptation | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Academic Performance | pt_BR |
Título: dc.title | Adaptação acadêmica e qualidade de vida de estudantes universitários durante a pandemia de Covid-19 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado de Ensino em Ciência e Saúde | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Priscilla Rodrigues Caminha Carneiro - Dissertação.pdf | 2,02 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/705272/2/Priscilla Rodrigues Caminha Carneiro - Dissertação.pdfDownload |
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