Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Resende, Arthur Fernandes De Lima Costa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Grazielle Rodrigues | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-07-12T01:18:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-07-12T01:18:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | Cartilha STEAM na prática | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705262 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O produto educacional desenvolvido é uma cartilha instrutiva a professores contendo informações a respeito do STEAM. Contém também informações para a replicação do jogo da ponte levadiça, que é a atividade utilizada neste trabalho com a abordagem STEAM. O objetivo é oferecer um material de fácil acesso contendo a teoria da abordagem STEAM e um exemplo para uma possível replicação de atividade. A cartilha é dividida em quatro seções: O que é a abordagem STEAM? Como surgiu? Como desenvolver atividades com a abordagem STEAM? É possível usar a Arte para ensinar Ciências, Engenharia, Tecnologia e Matemática? Além de responder perguntas este guia contém um exemplo de atividade, um jogo com abordagem STEAM. O exemplo de atividade proposto na cartilha tem o objetivo de encaminhar a possíveis outras atividades, seja por meio da ponte levadiça, ou por meio dos sistemas de engrenagens. Pois o sistema de transmissão por engrenagens pode ser aplicado em diversas outras situações para soluções de problemas e desafios. Com o intuito de ser um produto replicável ou adaptável, ao fim da cartilha é disponibilizado o acesso a uma biblioteca digital em que é possível acessar os arquivos utilizados, tornando possível a impressão em 2D ou mesmo em 3D. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | STEAM, Interdisciplinaridade, professores | pt_BR |
Título: dc.title | STEAM na prática | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Ciências | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
STEAM na prática.pdf | 18,71 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/705262/2/STEAM na prática.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons