Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | RODRIGUES, ALEXANDRE MARQUES | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PAQUETE, PATRÍCIA MARIA DA CUNHA SOARES | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-07-11T20:36:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-07-11T20:36:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-06 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705260 | - |
Resumo: dc.description.abstract | The demographic revolution of the last twenty years has made informal caregivers the invisible backbone of the long-term care delivery system. The necessary and fair request for social and political recognition of this agent was finally granted in 2019, the year in which the status of informal caregiver was regulated in Portugal for those who provide care at home to dependent people, without receiving any remuneration. The present study aims to develop an interdisciplinary intervention plan for the informal caregiver. An action research study that included three stages: focus group to analyze needs, interventions and indicators; Delphi panel to validate the content of the intervention plan; focus group with experimental application of the intervention plan on a computer platform. It integrated 82 health and social professionals from the Azores archipelago and 9 experts from different professional areas. At the end of each stage, the proposed changes were incorporated. The intervention plan is organized according to the needs of the informal caregiver, having been grouped into 5 domains: training for the role; material and structural resource needs; social support needs; family support and individual management needs; informal caregiver health support needs. In each domain, types of specific needs were established, for which standardized interventions were defined to respond to them. The indicators that emerged were organized according to the principles of structure, process and result, allowing a transversal monitoring of the needs, interventions and results obtained for the informal caregiver. The elaboration of an interdisciplinary intervention plan for the informal caregiver was a challenge in its construction process. However, it allows a comprehensive assessment of the informal caregiver, in order to support an articulated response and directed to the professional area that is best able to meet their needs. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | FAMILY CAREGIVER | pt_BR |
Título: dc.title | Development of an interdisciplinary intervention plan for the informal caregiver: A path of co-construction of recognition (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Development.pdf | 210,99 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/705260/1/Development.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: