Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SCHIMITH, Juliana Aparecida da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | FRASSON COSTA, Priscila Caroza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-07-07T14:05:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-07-07T14:05:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | Juliana Aparecida da Silva Schimith_Educação sexual para licenciandos e licenciandas e o ensino de ciencias mediado pelos três momentos pedagógicos | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705159 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Os Mestrados Profissionais tem como um dos seus objetivos a elaboração de uma Produção Técnico-Tecnológica (PTT), que na Área de Ensino, é entendida como produtos e processos educacionais que possam ser utilizados por professores e outros profissionais envolvidos com o ensino em espaços formais e não formais (CAPES, 2019). O trabalho apresentado trata-se de uma PTT, que consistiu em um curso de Educação Sexual destinado para licenciandos e licenciandas em Ciências Biológicas, sendo os participantes, integrantes do Programa Residência Pedagógica da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus Luiz Meneghel de Bandeirantes, subprojeto Ciências Biológicas, em parceria com o Campus de Cornélio Procópio. A questão norteadora da pesquisa foi a seguinte: Em quais aspectos, de acordo com o referencial teórico da Educação Sexual Emancipatória (ESE), um curso estruturado nos Três Momentos Pedagógicos (3MP) pode contribuir com a formação inicial de um grupo de licenciandos e licenciandas em Ciências Biológicas? A resposta a essa pergunta norteadora, bem como a justificativa e os objetivos propostos foram descritos na dissertação intitulada “Educação Sexual, os Três Momentos Pedagógicos e o Ensino de Ciências: um curso de formação inicial para licenciandos e licenciandas em Ciências Biológicas”. Esse material está dividido em dois capítulos: No capítulo 1 tem-se a fundamentação Teórico-Metodológica que discrimina as temáticas do curso de formação inicial em ESE para licenciandos e licenciandas em Ciências Biológicas. As temáticas trabalhadas foram: Reflexão sobre a formação pessoal em Educação Sexual para uma melhor prática docente; Educação Sexual Emancipatória, Educação Sexual Emancipatória Formal nos Documentos Oficiais da Educação Básica, Dimensões da Educação Sexual e Metodologias e estratégias para a Educação Sexual (ES). No capítulo 2 tem-se a ambientação, a estrutura e o detalhamento da PTT intitulada “Educação Sexual para licenciandos e licenciandas e o Ensino de Ciências mediado pelos Três Momentos Pedagógicos”. Durante o detalhamento da PTT também demonstramos partes da intervenção realizada. Como finalização, algumas considerações finais pertinentes à PTT são descritas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,99 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Produção Técnica Educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Sexual Emancipatória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Três Momentos Pedagógicos | pt_BR |
Título: dc.title | EDUCAÇÃO SEXUAL PARA LICENCIANDOS E LICENCIANDAS E O ENSINO DE CIÊNCIAS MEDIADO PELOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão do Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons