EDUCAÇÃO SEXUAL PARA LICENCIANDOS E LICENCIANDAS E O ENSINO DE CIÊNCIAS MEDIADO PELOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópiopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSCHIMITH, Juliana Aparecida da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorFRASSON COSTA, Priscila Caroza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-07-07T14:05:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-07-07T14:05:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-07-
identificador: dc.identifier.otherJuliana Aparecida da Silva Schimith_Educação sexual para licenciandos e licenciandas e o ensino de ciencias mediado pelos três momentos pedagógicospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705159-
Resumo: dc.description.abstractOs Mestrados Profissionais tem como um dos seus objetivos a elaboração de uma Produção Técnico-Tecnológica (PTT), que na Área de Ensino, é entendida como produtos e processos educacionais que possam ser utilizados por professores e outros profissionais envolvidos com o ensino em espaços formais e não formais (CAPES, 2019). O trabalho apresentado trata-se de uma PTT, que consistiu em um curso de Educação Sexual destinado para licenciandos e licenciandas em Ciências Biológicas, sendo os participantes, integrantes do Programa Residência Pedagógica da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus Luiz Meneghel de Bandeirantes, subprojeto Ciências Biológicas, em parceria com o Campus de Cornélio Procópio. A questão norteadora da pesquisa foi a seguinte: Em quais aspectos, de acordo com o referencial teórico da Educação Sexual Emancipatória (ESE), um curso estruturado nos Três Momentos Pedagógicos (3MP) pode contribuir com a formação inicial de um grupo de licenciandos e licenciandas em Ciências Biológicas? A resposta a essa pergunta norteadora, bem como a justificativa e os objetivos propostos foram descritos na dissertação intitulada “Educação Sexual, os Três Momentos Pedagógicos e o Ensino de Ciências: um curso de formação inicial para licenciandos e licenciandas em Ciências Biológicas”. Esse material está dividido em dois capítulos: No capítulo 1 tem-se a fundamentação Teórico-Metodológica que discrimina as temáticas do curso de formação inicial em ESE para licenciandos e licenciandas em Ciências Biológicas. As temáticas trabalhadas foram: Reflexão sobre a formação pessoal em Educação Sexual para uma melhor prática docente; Educação Sexual Emancipatória, Educação Sexual Emancipatória Formal nos Documentos Oficiais da Educação Básica, Dimensões da Educação Sexual e Metodologias e estratégias para a Educação Sexual (ES). No capítulo 2 tem-se a ambientação, a estrutura e o detalhamento da PTT intitulada “Educação Sexual para licenciandos e licenciandas e o Ensino de Ciências mediado pelos Três Momentos Pedagógicos”. Durante o detalhamento da PTT também demonstramos partes da intervenção realizada. Como finalização, algumas considerações finais pertinentes à PTT são descritas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,99 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProdução Técnica Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSexualidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Sexual Emancipatóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrês Momentos Pedagógicospt_BR
Título: dc.titleEDUCAÇÃO SEXUAL PARA LICENCIANDOS E LICENCIANDAS E O ENSINO DE CIÊNCIAS MEDIADO PELOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons