Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | VASCONCELOS, Aline Firmino Neves | - |
Autor(es): dc.contributor.author | FRASSON COSTA, Priscila Caroza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-07-07T13:44:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-07-07T13:44:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | Aline Firmino Neves Vasconcelos_O ENSINO DE CIÊNCIAS E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EMANCIPATÓRIA COM ABORDAGEM CTSA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705142 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho é parte integrante da dissertação de Mestrado intitulada “O Ensino de Ciências e Educação Ambiental Emancipatória com Abordagem CTSA”, do Mestrado Profissional em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná - PPGEN-UENP. Trata-se de uma Produção Técnico-Tecnológica (PTT) que oferece aos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF) uma proposta de curso on-line com vistas à imersão em temas que poderão subsidiar a preparação de aulas na perspectiva da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) desenvolvendo a Educação Ambiental Emancipatória (EAE) nas aulas desta importante etapa da Educação Básica (EB). A dinâmica organizacional utilizada no curso foi a dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2018) no viés da CTSA, a partir dos apontamentos de uma amostra de professores dos anos iniciais do EF previamente entrevistados, os quais forneceram informações cruciais para que esta PTT fosse construída de acordo com a realidade do ensino de Ciências e demais disciplinas propondo a visão interdisciplinar dos conteúdos curriculares. Os pressupostos dos 3MP podem se mostrar um caminho para tornar a prática de ensino mais efetiva e transformadora pois de acordo com Delizoicov; Angotti; Pernambuco (2018) os mesmos são originados da perspectiva freireana, que defende o despertar para a participação ativa e crítica dos alunos, e tem o processo educativo como meio emancipatório. O estímulo à percepção dos problemas socioambientais e as discussões considerando a tétrade CTSA explorados neste trabalho, são um meio para ampliar a visão dos professores dos anos iniciais do EF e romper com alguns dos desafios para ensinar Ciências e temas relacionados à EAE narrados pelos professores entrevistados os quais demonstraram uma concepção de neutralidade da Ciência, assim como a clássica visão naturalista e pragmática do ambiente além do positivismo com que a Ciência é concebida na EB. Ademais, a cobrança pela alfabetização nos anos iniciais e a ansiedade em cumprir a carga horária, são alguns dos fatores que levam esses profissionais a não se sentirem aptos a criar situações que promovam um ambiente desafiador propício à construção de conhecimentos a partir de situações vivenciadas pelo grupo, fato que despertaria maior disposição em aprender.Diante desta problemática, delineou-se como questões norteadoras desta pesquisa: De que forma a Educação Ambiental Emancipatória e a CTSA, se abordadas na formação continuada de professores, podem contribuir com a sensibilização e consciência ambiental desses professores? Em quais aspectos o uso da metodologia dos Três Momentos Pedagógicos, com atividades em torno da abordagem temática na perspectiva CTSA, podem auxiliar na construção de uma proposta interdisciplinar que vise a EAE? Neste sentido, o objetivo da PTT consistiu em promover a sensibilização aos problemas ambientais, procurando mensurar os aspectos contributivos do curso proposto, analisando se o mesmo favoreceu a proposição de ideias em EAE por parte dos professores participantes. As ferramentas de interação e comunicação se pautaram na utilização do Google Classroom, um ambiente virtual de aprendizagem, e a interação através de ferramentas síncronas e assíncronas de leitura e discussão dos textos, além de sugestões de material sobre o tema e os planos de aulas resultantes deste processo formativo vivenciado pelos professores. Este material está estruturado em dois capítulos, sendo que o primeiro apresenta a Fundamentação Teórico-Metodológica com um breve relato dos documentos oficiais e legislações que tratam da obrigatoriedade da Educação Ambiental (EA) no processo de ensino na EB, a origem da CTSA e considerações a respeito da EAE. Neste capítulo ainda, são explanadas as etapas dos 3MP. No segundo capítulo apresentamos a PTT, trazendo à tona articulação prática entre CTSA e sua contribuição no desenvolvimento da EAE nos anos iniciais e as possibilidades de interdisciplinaridade implícitas nesta abordagem principalmente no tocante ao ensino de Ciências. Ainda neste capítulo, a PTT explora os problemas socioambientais locais com imagens reais registradas pela própria autora e pelos professores participantes e estabelece relações destes com os conteúdos propostos no currículo e o ensino interdisciplinar nos anos iniciais. Desejamos que você professor, ao final desta leitura, tenha convicção de que o ensino de Ciências é o ponto de partida para a EAE e que articulado às demais disciplinas se apresentam um caminho promissor para a alfabetização e formação do ser humano como cidadão. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,42 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Produção Técnica Educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Ambiental Emancipatória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | CTSA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Problemas Socioambientais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Continuada | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DE CIÊNCIAS E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EMANCIPATÓRIA COM ABORDAGEM CTSA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão do Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons