O ENSINO DE CIÊNCIAS E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EMANCIPATÓRIA COM ABORDAGEM CTSA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópiopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVASCONCELOS, Aline Firmino Neves-
Autor(es): dc.contributor.authorFRASSON COSTA, Priscila Caroza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-07-07T13:44:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-07-07T13:44:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-07-
identificador: dc.identifier.otherAline Firmino Neves Vasconcelos_O ENSINO DE CIÊNCIAS E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EMANCIPATÓRIA COM ABORDAGEM CTSA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORESpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705142-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho é parte integrante da dissertação de Mestrado intitulada “O Ensino de Ciências e Educação Ambiental Emancipatória com Abordagem CTSA”, do Mestrado Profissional em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná - PPGEN-UENP. Trata-se de uma Produção Técnico-Tecnológica (PTT) que oferece aos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF) uma proposta de curso on-line com vistas à imersão em temas que poderão subsidiar a preparação de aulas na perspectiva da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) desenvolvendo a Educação Ambiental Emancipatória (EAE) nas aulas desta importante etapa da Educação Básica (EB). A dinâmica organizacional utilizada no curso foi a dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2018) no viés da CTSA, a partir dos apontamentos de uma amostra de professores dos anos iniciais do EF previamente entrevistados, os quais forneceram informações cruciais para que esta PTT fosse construída de acordo com a realidade do ensino de Ciências e demais disciplinas propondo a visão interdisciplinar dos conteúdos curriculares. Os pressupostos dos 3MP podem se mostrar um caminho para tornar a prática de ensino mais efetiva e transformadora pois de acordo com Delizoicov; Angotti; Pernambuco (2018) os mesmos são originados da perspectiva freireana, que defende o despertar para a participação ativa e crítica dos alunos, e tem o processo educativo como meio emancipatório. O estímulo à percepção dos problemas socioambientais e as discussões considerando a tétrade CTSA explorados neste trabalho, são um meio para ampliar a visão dos professores dos anos iniciais do EF e romper com alguns dos desafios para ensinar Ciências e temas relacionados à EAE narrados pelos professores entrevistados os quais demonstraram uma concepção de neutralidade da Ciência, assim como a clássica visão naturalista e pragmática do ambiente além do positivismo com que a Ciência é concebida na EB. Ademais, a cobrança pela alfabetização nos anos iniciais e a ansiedade em cumprir a carga horária, são alguns dos fatores que levam esses profissionais a não se sentirem aptos a criar situações que promovam um ambiente desafiador propício à construção de conhecimentos a partir de situações vivenciadas pelo grupo, fato que despertaria maior disposição em aprender.Diante desta problemática, delineou-se como questões norteadoras desta pesquisa: De que forma a Educação Ambiental Emancipatória e a CTSA, se abordadas na formação continuada de professores, podem contribuir com a sensibilização e consciência ambiental desses professores? Em quais aspectos o uso da metodologia dos Três Momentos Pedagógicos, com atividades em torno da abordagem temática na perspectiva CTSA, podem auxiliar na construção de uma proposta interdisciplinar que vise a EAE? Neste sentido, o objetivo da PTT consistiu em promover a sensibilização aos problemas ambientais, procurando mensurar os aspectos contributivos do curso proposto, analisando se o mesmo favoreceu a proposição de ideias em EAE por parte dos professores participantes. As ferramentas de interação e comunicação se pautaram na utilização do Google Classroom, um ambiente virtual de aprendizagem, e a interação através de ferramentas síncronas e assíncronas de leitura e discussão dos textos, além de sugestões de material sobre o tema e os planos de aulas resultantes deste processo formativo vivenciado pelos professores. Este material está estruturado em dois capítulos, sendo que o primeiro apresenta a Fundamentação Teórico-Metodológica com um breve relato dos documentos oficiais e legislações que tratam da obrigatoriedade da Educação Ambiental (EA) no processo de ensino na EB, a origem da CTSA e considerações a respeito da EAE. Neste capítulo ainda, são explanadas as etapas dos 3MP. No segundo capítulo apresentamos a PTT, trazendo à tona articulação prática entre CTSA e sua contribuição no desenvolvimento da EAE nos anos iniciais e as possibilidades de interdisciplinaridade implícitas nesta abordagem principalmente no tocante ao ensino de Ciências. Ainda neste capítulo, a PTT explora os problemas socioambientais locais com imagens reais registradas pela própria autora e pelos professores participantes e estabelece relações destes com os conteúdos propostos no currículo e o ensino interdisciplinar nos anos iniciais. Desejamos que você professor, ao final desta leitura, tenha convicção de que o ensino de Ciências é o ponto de partida para a EAE e que articulado às demais disciplinas se apresentam um caminho promissor para a alfabetização e formação do ser humano como cidadão.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,42 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProdução Técnica Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Ambiental Emancipatóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCTSApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProblemas Socioambientaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Continuadapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DE CIÊNCIAS E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EMANCIPATÓRIA COM ABORDAGEM CTSA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons