Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PINHEIRO, Anderson Diniz | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Carlos Antonio Nascimento da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ALVES, Fábio José Costa da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-07-07T09:13:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-07-07T09:13:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | Modelagem Matemática: Modelando áreas a partir do Google Map | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705128 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A matemática está presente em todos os segmentos da vida e em todas as tarefas executadas do nosso dia a dia, seja na compra de um simples pão como na aplicação de um grande investimento financeiro. Porém, a matemática é aceita com insatisfação pela comunidade escolar, pois exige dos estudantes um grau de memorização e uma ampla linha de raciocínio, que os fazem distanciar-se de sua prática no cotidiano. Os Parâmetros Curriculares Nacionais destacam a importância de o aluno adquirir conhecimento da matemática para o seu desenvolvimento de raciocínio, de sua sensibilidade expressiva, de sua sensibilidade estética e de sua imaginação. O presente trabalho, mostra uma possibilidade de implementação de atividades de Modelagem Matemática enquanto metodologia de ensino, que pode aproximar a “matemática da sala de aula” da matemática do dia a dia. Ele caracteriza a elaboração de um produto educacional vinculado ao Programa de Pós-Graduação em ensino de Matemática – PPGEM, Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, instituído na Universidade do Estado do Pará – UEPA. A problemática abordada será, a de cálculo de área de superfícies agrárias com grandes extensões, sem a possibilidade do uso de instrumentos métricos usados no dia a dia, como a fita métrica, trena e até mesmo o teodolito. Neste sentido, será apresentado uma atividade de modelagem matemática, para aplicação em sala de aula, que consiste na relação das medidas obtidas através do Google Map com as equações ensinada em sala para o cálculo de área de figuras planas. Esta atividade, possibilitar aos alunos o uso da tecnologia, estimula sua criatividade e participação nas aulas, além de ressignificar os conteúdos ensinados em sala. Este trabalho, é direcionado aos professores de matemática do ensino fundamental, e a partir de sua implementação poderá sanar determinadas dificuldades na aprendizagem dos conteúdos e gerar novas perspectivas para sala de aula. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 997 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Modelagem Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cálculo de área | pt_BR |
Título: dc.title | Modelagem Matemática: Modelando áreas a partir do Google Map | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Livro Anderson e Carlos.pdf | 996,48 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/705128/1/Livro Anderson e Carlos.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: