A Cultura do Caldo em Parauapebas-Pa: Uma Análise com Modelagem Matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGOMES, Clovis Laerdson de Lima-
Autor(es): dc.contributor.authorMELO, Waldiomar Sizo-
Autor(es): dc.contributor.authorALVES, Fábio José Costa da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-07-07T09:01:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-07-07T09:01:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-29-
identificador: dc.identifier.otherA Cultura do Caldo em Parauapebas-Pa: Uma Análise com Modelagem Matemáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705127-
Resumo: dc.description.abstractOlá, primeiramente queremos dá os parabéns a você por querer algo mais! O objetivo deste trabalho é oferecer aos discentes e docentes, um material que possa acrescentar no trabalho com as ideias matemáticas levando em consideração que devemos fomentar no aluno a busca pelo conhecimento. Um conhecimento relevante para sua vida e que possa realmente ser útil. Esperamos que este contato com os conceitos matemáticos através da Modelagem Matemática contribua para que se consolide uma relação significativa entre o aluno e o conhecimento da matemática pautada pela curiosidade, pela reflexão, pela mudança de pensamento e consequentemente uma mudança de atitude em contexto social, usando a matemática como um ente de transformação ao seu redor. Ao longo desta obra pretendemos ainda estabelecer, pelo menos em parte, um elo entre o ensino-aprendizagem de matemática e a formação do sujeito autônomo e consciente de seu papel na sociedade. Observando que os paradigmas na educação apontam para a formação de um aluno crítico capaz de analisar, interpretar e participar ativamente da sociedade ao seu redor. Com base nessa ideia de forma um aluno mais crítico este trabalho se divide em basicamente duas partes: a primeira que é um estudo sobre o contexto histórico, social e cultural; e, em segundo, a parte da modelagem matemática com a sugestão de alguns objetos do conhecimento matemático para se trabalhar em sala. Claro que o assunto é amplo e pode-se ter discussões das mais diversas. Como ponto motivador, temos: compreender a questão da fabricação e possível possibilidade de fonte de renda extra. Esperamos que tudo isso possa contribuir para a dinâmica das ações de aprender e de ensinar matemática, levando a uma aprendizagem realmente significativa e prazerosa (e porque não gostosa) através de A CULTURA DO CALDO EM PARAUAPEBAS-PA: UMA ANÁLISE COM MODELAGEM MATEMÁTICA.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent359pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectModelagem Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCultura do Caldopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectParauapebaspt_BR
Título: dc.titleA Cultura do Caldo em Parauapebas-Pa: Uma Análise com Modelagem Matemáticapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais