Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | GOMES, Clovis Laerdson de Lima | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MELO, Waldiomar Sizo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ALVES, Fábio José Costa da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-07-07T09:01:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-07-07T09:01:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | A Cultura do Caldo em Parauapebas-Pa: Uma Análise com Modelagem Matemática | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705127 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Olá, primeiramente queremos dá os parabéns a você por querer algo mais! O objetivo deste trabalho é oferecer aos discentes e docentes, um material que possa acrescentar no trabalho com as ideias matemáticas levando em consideração que devemos fomentar no aluno a busca pelo conhecimento. Um conhecimento relevante para sua vida e que possa realmente ser útil. Esperamos que este contato com os conceitos matemáticos através da Modelagem Matemática contribua para que se consolide uma relação significativa entre o aluno e o conhecimento da matemática pautada pela curiosidade, pela reflexão, pela mudança de pensamento e consequentemente uma mudança de atitude em contexto social, usando a matemática como um ente de transformação ao seu redor. Ao longo desta obra pretendemos ainda estabelecer, pelo menos em parte, um elo entre o ensino-aprendizagem de matemática e a formação do sujeito autônomo e consciente de seu papel na sociedade. Observando que os paradigmas na educação apontam para a formação de um aluno crítico capaz de analisar, interpretar e participar ativamente da sociedade ao seu redor. Com base nessa ideia de forma um aluno mais crítico este trabalho se divide em basicamente duas partes: a primeira que é um estudo sobre o contexto histórico, social e cultural; e, em segundo, a parte da modelagem matemática com a sugestão de alguns objetos do conhecimento matemático para se trabalhar em sala. Claro que o assunto é amplo e pode-se ter discussões das mais diversas. Como ponto motivador, temos: compreender a questão da fabricação e possível possibilidade de fonte de renda extra. Esperamos que tudo isso possa contribuir para a dinâmica das ações de aprender e de ensinar matemática, levando a uma aprendizagem realmente significativa e prazerosa (e porque não gostosa) através de A CULTURA DO CALDO EM PARAUAPEBAS-PA: UMA ANÁLISE COM MODELAGEM MATEMÁTICA. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 359 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Modelagem Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura do Caldo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Parauapebas | pt_BR |
Título: dc.title | A Cultura do Caldo em Parauapebas-Pa: Uma Análise com Modelagem Matemática | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Livro Clovis e Waldiomar.pdf | 358,83 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/705127/1/Livro Clovis e Waldiomar.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: