
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | ESTARNECK, EDSON DE SIQUEIRA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-07-05T19:19:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-07-05T19:19:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-30 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705070 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta tese tem como objetivo compreender, sob uma perspectiva sociocultural (OXFORD, 2003), a autonomia (HOLEC, 1979 [1981]; BENSON, 2001, 2006b) de estudantes de graduação que se propõem fazer o curso de Letras Português-Inglês em uma instituição privada na Baixada Fluminense (Rio de Janeiro) sem o letramento da língua inglesa requerido nas ações cotidianas da faculdade. Ela busca expor a base do processo de autonomização relacionada a alguns poucos desses alunos que conseguem progredir ao longo do curso construindo simultaneamente a aprendizagem da língua de estudo, no seu aspecto de uso, e o aprendizado sobre ela, concernente ao conhecimento para a formação de futuros professores de inglês. O trabalho, com base em pesquisa narrativa (BELL, 2002; BARCELOS, 2006; BASTOS; SANTOS, 2013; BARKHUIZEN; BENSON; CHICK, 2014; SWAIN; KINNEAR; STEINMAN, 2015), foca nas histórias dos participantes selecionados e nas elucidações que são trazidas por elas ao relacionar autonomia tanto no aspecto da motivação e da identidade dos sujeitos quanto na dinâmica de um sistema que interconecta estes (e outros) elementos, a fim de que aprendizes autônomos no processo de superação se mantenham em sua trajetória de formação na graduação. A pesquisa, portanto, se apoia também em teorias que contemplam as complexidades (LARSEN-FREEMAN, 1997; LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2008; PAIVA, 2005, 2006; KING, 2016; VAN LIER, 2004; MERCER, 2014a, 2014b, 2015a, 2015b, 2016) como base teórico-metodológica. Ela explicita uma compreensão da autonomia marcada no indivíduo que vai além da dicotomia simplista social/individual e se apoia na perspectiva da realidade complexa que funde originalmente essa polarização à luz da visão sociocultural de Vygotsky (1978 [1991]) e da teoria enunciativa de Bakhtin (1929 [2006], 1979 [1997]). Como resultado da investigação, compreende-se a autonomia pela perspectiva corporificada do ‘eu’ no sujeito, que embora seja múltiplo em diversas personificações, é unificado pela contribuição do ‘eu autônomo’, como avaliador atual das experiências imaginadas de futuro e daquelas marcadas histórico-culturalmente no sistema do ser. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | LÍNGUA INGLESA | pt_BR |
| Título: dc.title | A autonomia sociocultural como elemento de superação nas limitações da língua-alvo de graduandos de inglês (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| A autonomia.pdf | 1,84 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/705070/1/A autonomia.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: