
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | CHÁVEZ, MAYRA ARACELY NIEVES | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | LOREDO, CLAUDIA HERNÁNDEZ | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-07-04T20:26:09Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-07-04T20:26:09Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-30 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705022 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | El presente artículo es una reflexión de prácticas docentes universitarias, sobre estrategias de enseñanza-aprendizaje de asombro y felicidad como medio para la reestauración de convivencia, el conocimiento de si y del otro. Estrategias que nacen de la inquietud ante modelos tradicionales que favorecen la memorización y reproducción de conocimientos, marginales de la experiencia social y afectiva. Como parte de la intervención se partió de un diagnóstico de necesidades afectivas y sociales, de las y los estudiantes en dos programas educativos, en salud y educación, para la construcción de la propuesta didáctica. Dicha propuesta se construyó a partir de estrategias que buscaban despertar, de manera transversal a los contenidos, el asombro y la felicidad usando el teatro, el guiñol, el clown, la magia y el cuento. Los resultados encontrados fueron que existe la necesidad e importancia de mirarse para reconocerse y mirar al otro, y esa mirada degusta el encuentro social para la concepción conocimiento como un bien solidario. Se requiere de la construcción de espacios áulicos felicitarios, de confianza y amor que, a través del asombro, aborden más que conocimientos teórico-prácticos al estudiante, sino que lo vean como un ser humano y ayuden a su propio proceso de ser más, para sí mismo y para el mundo. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | ASOMBRO | pt_BR |
| Título: dc.title | Didáctica del asombro y la felicidad para la valoración de sí y el mundo. (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Didáctica.pdf | 128,86 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/705022/1/Didáctica.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: