OFICINAS DE INTERTEXTUALIDADES Reunindo leitores de palavra e de mundo no Ensino Fundamental II em busca de conhecimento

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNUNES, Sleiman Vieira Machado-
Autor(es): dc.contributor.authorGOMES, Antônio Carlos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-07-04T18:25:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-07-04T18:25:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-15-
identificador: dc.identifier.otherOFICINAS DE INTERTEXTUALIDADES Reunindo leitores de palavra e de mundo no Ensino Fundamental II em busca de conhecimentopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705018-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho, desenvolvido no programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Letras (Profletras), cuja linha de pesquisa é Leitura e Produção textual: diversidade social e práticas docentes, tem pretensão de facilitar aos alunos o acesso aos saberes necessários relativos à competência e habilidades em leituras, com estratégias por meio das quais exerçam a sua potencialidade nos processos de compreensão e interpretação dos textos relacionados ao assunto eleito por todos os participantes (professor e alunos). Desse modo,esses atores serão inseridos em uma prática social cujo escopo leva a reconhecer o universo discursivo não só daquilo que se lê, mas de todo o repertório materializado pela conexão com outros textos – inclusive com sua própria história de vida – versando sobre uma mesma temática, em um ritmo de atualização e compreensão importantes para a elaboração e a reelaboração de significados. Toda a pesquisa foi contextualizada e justificada por um referencial teórico com base, principalmente, nos ensinamentos de Mikhail Bakhtin, Julia Kristeva e Ingedore Villaça Koch, entre outros, focando o fenômeno da intertextualidade, cujo conceito é imprescindível para a elaboração e implementação da sequência de atividades que foram sistematizadas em forma de produto educacional com o qual se espera poder criar um ambiente estimulante para outros estudiosos que, ao acessarem os textos, possam ter um comportamento ativo e responsivo, posicionando-se com relação as informações, para expandirem visões de mundo e, ao mesmo tempo, produzirem conhecimento.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4.412 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectIntertextualidade. Leitura. Compreensão. Interpretação de texto.pt_BR
Título: dc.titleOFICINAS DE INTERTEXTUALIDADES Reunindo leitores de palavra e de mundo no Ensino Fundamental II em busca de conhecimentopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS (PROFLETRAS)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTRABALHO FINAL DE CURSO IIpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons