Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | AZEVEDO, Alcione Aparecida de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CARVALHO, Letícia Queiroz de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-07-04T18:13:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-07-04T18:13:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | A CRÔNICA NA SALA DE AULA: CAMINHOS, DIÁLOGOS E LEITURAS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705016 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo desse trabalho é mobilizar a reflexão sobre a valorização das crônicas nas sériesfinais do Ensino Fundamental, de modo a estimular nos alunos a aprendizagem de mecanismos de compreensão textual, instigando-os ao pensamento crítico. O planejamento da pesquisa envolveuuma escola de Cachoeiro de Itapemirim/ES,especificamenteuma turma de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, os quais participaram de oficinas para análise de leitura de crônicas a serem selecionadas juntamente com o professor colaborador de língua portuguesa. Optamos por uma abordagem metodológica de pesquisa qualitativa com base no dialogismo e responsividadebakhtiniana por meio da metodologia narrativa de pesquisa. Todo o processo deu-se em parceria com o professor colaborador e de acordo com os resultados das oficinas. Com referencial teórico apoiado nos princípios bakhtinianos de responsividade e gêneros discursivos em diálogo com autores que privilegiam a leitura numa perspectiva crítica e de maior autonomia aoaluno e partindo do pressuposto de que a leitura de crônicapoderá auxiliar na formação doleitor,a partir das suas especificidadescomo gênero discursivo que circula na escola, observamos que o processo de leitura e consequentemente de aprendizagem desses sujeitos foi potencializado a partir de práticas dialógicas de leitura na sala de aula. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 17.932 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Crônica. Leitura. Ensino. Leitorcrítico. | pt_BR |
Título: dc.title | A CRÔNICA NA SALA DE AULA: CAMINHOS, DIÁLOGOS E LEITURAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS (PROFLETRAS) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | TRABALHO FINAL DE CURSO II | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DIAGRAMAÇÃO_Alcione_Final_01 (2).pdf | 17,93 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/705016/2/DIAGRAMAÇÃO_Alcione_Final_01 (2).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons