A CRÔNICA NA SALA DE AULA: CAMINHOS, DIÁLOGOS E LEITURAS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAZEVEDO, Alcione Aparecida de-
Autor(es): dc.contributor.authorCARVALHO, Letícia Queiroz de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-07-04T18:13:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-07-04T18:13:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-28-
identificador: dc.identifier.otherA CRÔNICA NA SALA DE AULA: CAMINHOS, DIÁLOGOS E LEITURASpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705016-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo desse trabalho é mobilizar a reflexão sobre a valorização das crônicas nas sériesfinais do Ensino Fundamental, de modo a estimular nos alunos a aprendizagem de mecanismos de compreensão textual, instigando-os ao pensamento crítico. O planejamento da pesquisa envolveuuma escola de Cachoeiro de Itapemirim/ES,especificamenteuma turma de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, os quais participaram de oficinas para análise de leitura de crônicas a serem selecionadas juntamente com o professor colaborador de língua portuguesa. Optamos por uma abordagem metodológica de pesquisa qualitativa com base no dialogismo e responsividadebakhtiniana por meio da metodologia narrativa de pesquisa. Todo o processo deu-se em parceria com o professor colaborador e de acordo com os resultados das oficinas. Com referencial teórico apoiado nos princípios bakhtinianos de responsividade e gêneros discursivos em diálogo com autores que privilegiam a leitura numa perspectiva crítica e de maior autonomia aoaluno e partindo do pressuposto de que a leitura de crônicapoderá auxiliar na formação doleitor,a partir das suas especificidadescomo gênero discursivo que circula na escola, observamos que o processo de leitura e consequentemente de aprendizagem desses sujeitos foi potencializado a partir de práticas dialógicas de leitura na sala de aula.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent17.932 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCrônica. Leitura. Ensino. Leitorcrítico.pt_BR
Título: dc.titleA CRÔNICA NA SALA DE AULA: CAMINHOS, DIÁLOGOS E LEITURASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS (PROFLETRAS)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTRABALHO FINAL DE CURSO IIpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons