SEQUÊNCIA DIDÁTICA: DA ORALIDADE PARA A ESCRITA

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Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCÁO, Agda Marina-
Autor(es): dc.contributor.authorBASSANI, Sandra Mara Mendes da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-07-04T17:06:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-07-04T17:06:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-05-
identificador: dc.identifier.otherSEQUÊNCIA DIDÁTICA: DA ORALIDADE PARA A ESCRITApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705015-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho pretende descobrir como as marcas da oralidade se manifestam na produção escrita e propor atividades para minimizá-las, possibilitando, dessa forma, que os alunos tornem seus textos escritos mais adequados a situações que exigem registros mais formais. A pesquisa é do tipo pesquisa-ação, de base qualitativa. Como instrumentos de coletas de dados foram utilizados um questionário e atividades diagnósticas de produção de texto oral e escrito. A partir da análise dos dados coletados, constatamos que os alunos ainda tomam a oralidade como a referência para a escrita, por isso a transferem para o texto escrito, o que pode atrapalhar a clareza, a objetividade e a adequação do texto escrito à língua padrão, sendo assim necessária uma intervenção pedagógica para atenuá-las. A fundamentação teórica sobre as especificidades do texto oral e escrito está embasada, entre outros autores, nos estudos de Marcuschi (2010), Fávero, Andrade e Aquino (2000, 2012), Bortoni-Ricardo (2004) e Cagliari (2007). Para a intervenção, foi desenvolvida uma sequência didática, com base em alguns preceitos de Zaballa (1998) e Dolz, Noverraz e Shneuwly (2004); após ser aplicada, foi feito um diagnóstico para procedermos a uma análise comparativa entre o texto inicial e o final, a fim de verificarmos os resultados alcançados. Como principais resultados, observamos uma diminuição nos erros ortográficos de motivação fonética, como a juntura vocabular e a hipercorreção, e o aumento no emprego de recursos da escrita e da língua padrão, como o parágrafo, os sinais de pontuação e a diversificação no uso de conectores.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent90.334 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectOralidade. Escrita. Produção textual. Texto dissertativo- argumentativo. Sequência didática.pt_BR
Título: dc.titleSEQUÊNCIA DIDÁTICA: DA ORALIDADE PARA A ESCRITApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS (PROFLETRAS)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTRABALHO FINAL DE CURSO IIpt_BR
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