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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CÁO, Agda Marina | - |
Autor(es): dc.contributor.author | BASSANI, Sandra Mara Mendes da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-07-04T17:06:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-07-04T17:06:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | SEQUÊNCIA DIDÁTICA: DA ORALIDADE PARA A ESCRITA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705015 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho pretende descobrir como as marcas da oralidade se manifestam na produção escrita e propor atividades para minimizá-las, possibilitando, dessa forma, que os alunos tornem seus textos escritos mais adequados a situações que exigem registros mais formais. A pesquisa é do tipo pesquisa-ação, de base qualitativa. Como instrumentos de coletas de dados foram utilizados um questionário e atividades diagnósticas de produção de texto oral e escrito. A partir da análise dos dados coletados, constatamos que os alunos ainda tomam a oralidade como a referência para a escrita, por isso a transferem para o texto escrito, o que pode atrapalhar a clareza, a objetividade e a adequação do texto escrito à língua padrão, sendo assim necessária uma intervenção pedagógica para atenuá-las. A fundamentação teórica sobre as especificidades do texto oral e escrito está embasada, entre outros autores, nos estudos de Marcuschi (2010), Fávero, Andrade e Aquino (2000, 2012), Bortoni-Ricardo (2004) e Cagliari (2007). Para a intervenção, foi desenvolvida uma sequência didática, com base em alguns preceitos de Zaballa (1998) e Dolz, Noverraz e Shneuwly (2004); após ser aplicada, foi feito um diagnóstico para procedermos a uma análise comparativa entre o texto inicial e o final, a fim de verificarmos os resultados alcançados. Como principais resultados, observamos uma diminuição nos erros ortográficos de motivação fonética, como a juntura vocabular e a hipercorreção, e o aumento no emprego de recursos da escrita e da língua padrão, como o parágrafo, os sinais de pontuação e a diversificação no uso de conectores. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 90.334 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Oralidade. Escrita. Produção textual. Texto dissertativo- argumentativo. Sequência didática. | pt_BR |
Título: dc.title | SEQUÊNCIA DIDÁTICA: DA ORALIDADE PARA A ESCRITA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS (PROFLETRAS) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | TRABALHO FINAL DE CURSO II | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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e-book para publicar_Agda Cao.pdf | 90,33 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/705015/2/e-book para publicar_Agda Cao.pdfDownload |
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