Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FREITAS, Shirlei Cristiane Araújo de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | REIS, Edna dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-07-04T13:07:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-07-04T13:07:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | GÊNEROS DISCURSIVOS NA ESCOLA: PROPOSTAS DE ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES/INTEGRADAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II - É TUDO JUNTO E MISTURADO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705003 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O ensino de Língua Portuguesa deve ter como foco a ampliação da competência comunicativa do indivíduo, nesse viés, a produção textual se institui, portanto, como prioridade, quando leva os educandos a entender que o aprendizado da língua na escola é um mecanismo de preparação para o uso efetivo da linguagem nas mais diversas demandas sociais. Assim, a partir da identificação das dificuldades enfrentadas na relação professor-aluno-escola e com necessidade de criar um ambiente motivador para a prática de produção de textos eficientes, surgiu a ideia de desenvolver atividades interdisciplinares com o intuito de incentivar a prática da produção textual, tornando-a mais prazerosa e dinâmica. O objetivo foi fomentar a produção de textos escritos e orais, utilizando as possibilidades de contatos entre as disciplinas de forma a estimular os alunos a produzirem diferentes gêneros textuais no 9.o ano do Ensino Fundamental II. Dando suporte teórico à pesquisa, se destacaram as concepções de linguagem de Bakhtin (1992), que desenvolveu a ideia de que a linguagem verbal é um meio de interação, e que os gêneros discursivos são os construtores da discursividade e dos sentidos. Também Geraldi (1997) contribuiu com a pesquisa, na medida em que traz à baila a importância de se conhecer as condições de produção de textos eficientes. Também auxiliou as discussões de Kock (2017), que discorre sobre a importância da inter-relação e textualidade para a construção dos sentidos nos textos. Além disso, das contribuições de Marcuschi (2008, 2014) sobre os conceitos de texto e gêneros textuais, mostrando a possível diferença entre gênero discursivo e gênero textual. Por fim, Fazenda (2014) contribuiu com a ideia de que a interdisciplinaridade é uma interação entre disciplinas e sendo necessária para a construção do conhecimento totalizante. O corpus instituído da pesquisa foi as produções textuais de quinze (15) sujeitos participantes, sendo que devido ao espaço da pesquisa foi feito um recorte de 02 (dois) textos por amostragem. A pesquisa foi qualitativa na modalidade pesquisa-ação, pois a pesquisadora coletou dados para identificar os problemas e foram propostas soluções pelos próprios agentes para resolver a situação de não produção textual na escola. O trabalho apresentado foi de cunho interventivo e utilizou uma metodologia a partir de sequências didáticas nos moldes de Schneuwly e Dolz (2004). As práticas sugeridas em um viés interdisciplinar ou integrados demonstraram ser motivadoras para os alunos e professores. A aula ficou muito mais produtiva, porém a prática esbarrou no aparato burocratizante do tempo/espaço. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6973 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Produção Textual. Gêneros Textuais. Interdisciplinaridade. Integração. | pt_BR |
Título: dc.title | GÊNEROS DISCURSIVOS NA ESCOLA: PROPOSTAS DE ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES/INTEGRADAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II - É TUDO JUNTO E MISTURADO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | TRABALHO FINAL DE CURSO II | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto_Educativo _Shirlei Cristiane Freitas[6973].pdf | 1,41 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/705003/2/Produto_Educativo _Shirlei Cristiane Freitas[6973].pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons