Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | DÍEZ, JOSÉ RAMÓN | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ARROITA, MAITE | - |
Autor(es): dc.contributor.author | IRADI, MIKEL | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ORTEGA-LASUEN, UNAI | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-07-04T20:03:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-07-04T20:03:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-30 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704991 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Los microorganismos son fundamentales para la vida. Sin embargo, los estudiantes tienen varios conceptos erróneos y piensan en los microorganismos principalmente como gérmenes peligrosos que causan enfermedades, ignorando todas las funciones cruciales que desempeñan, así como los beneficios que obtenemos de ellos. Todos estos conceptos erróneos pueden dificultar considerablemente el proceso educativo, tanto para los alumnos como para los profesores. Por lo tanto, el objetivo de este estudio fue identificar los conceptos erróneos de los estudiantes de secundaria sobre los microorganismos, y diseñar, implementar y evaluar una secuencia de laboratorio que promoviera la comprensión de los conceptos, así como el pensamiento crítico de los estudiantes sobre la presencia y relevancia de los microorganismos. Se pidió a los alumnos que rellenaran un cuestionario que constaba de preguntas abiertas, dibujos y preguntas de verdadero/falso. También realizaron tres experimentos de laboratorio relacionados con la ubicuidad de los microorganismos y el efecto antimicrobiano de diferentes biocidas. Nuestros resultados descubrieron muchos conceptos erróneos relacionados con la presencia y las funciones de los microorganismos. Sin embargo, la secuencia didáctica propuesta en este estudio permitió a los alumnos comprender con éxito diversos conceptos relacionados con los microorganismos y promovió el pensamiento crítico de los estudiantes. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | EDUCACIÓN | pt_BR |
Título: dc.title | SECONDARY SCHOOL STUDENTS’ MISCONCEPTIONS ABOUT MICROORGANISMS. A LABORATORY SEQUENCE TO LEARN ABOUT THEIR PRESENCE AND FUNCTION (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
SECONDARY.pdf | 563.46 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/704991/1/SECONDARY.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: