Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BAYER, Norma Malaquias dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ROCHA, Karina Bersan | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-07-04T18:53:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-07-04T18:53:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-03-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | AS MÍDIAS WHATSAPP E FACEBOOK NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704990 | - |
Resumo: dc.description.abstract | As mudanças sociais e tecnológicas abrangem todas as áreas. Criam e modificam hábitos, contribuindo para o crescimento individual e coletivo. Considerando essa realidade, este estudo procura investigar como essas mudanças podem contribuir para o processo ensino-aprendizagem. Ele também propõe alternativas para trabalhar conteúdos da Língua Portuguesa nos ambientes digitais, visando aliar o interesse dos jovens por equipamentos como computadores e celulares ao trabalho com a leitura e escrita nesses suportes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com prática interventiva, embasada pelos autores Lévy (1987, 2010), Rojo (2009, 2012, 2013, 2015), Coscarelli, (2014), Fava (2014), Papert (2008), Geraldi (2010), Freire (2011), Martha (2015), Pérez Gomez (2015), entre outros, que discutem os avanços culturais balizados pelas tecnologias e representações multiculturais. Nossa pesquisa procura conciliar a teoria para atender aos apelos sociais vigentes, com a prática, que auxiliará no desenvolvimento de habilidades exigidas nas interações das linguagens multimodais, cuja compreensão e produção dependem de competências construídas a partir de uma boa educação, sobretudo no campo da linguagem. No trabalho, exploraremos a capacidade e velocidade de comunicação oferecidas pela mídia social Whatsapp e pela rede social Facebook, que funcionarão como portais de acesso ao mundo virtual, além de espaços para interação na realização de atividades pedagógicas mediadas pelo professor. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 27.883 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura. Escrita. Mídias sociais. Aprendizagem. | pt_BR |
Título: dc.title | AS MÍDIAS WHATSAPP E FACEBOOK NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS (PROFLETRAS) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | TRABALHO FINAL DE CURSO II | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educativo -Norma Malaquias.pdf | 27,88 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/704990/2/Produto Educativo -Norma Malaquias.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons