Um olhar sobre o “meu ambiente”

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDEL'ESPOSTI, Fernanda Mazzini Gomes-
Autor(es): dc.contributor.authorCAMPOS, Carlos Roberto Pires-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-07-04T17:47:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-07-04T17:47:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-19-
identificador: dc.identifier.otherUm olhar sobre o “meu ambiente”pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704988-
Resumo: dc.description.abstractNesta pesquisa, desenvolvida no âmbito do PROFLETRAS/IFES, cuja linha de pesquisa é Estudos da Linguagem e Práticas Sociais, discutiremos em que medida o desenvolvimento de uma aula de campo para debater temas socioambientais e a produção de um documentário sobre a temática ambiental podem configurar-se como estratégias pedagógicas para o ensino de Língua Portuguesa e auxiliar na educação ambiental. A pesquisa fundamentou-se nas teorias de Edgar Morin e Paulo Freire para subsidiar uma proposta de ensino da Língua Portuguesa, compreendendo a educação como um desafio pautado na reforma do pensamento e na necessidade de conectar os saberes. Trata-se de uma Pesquisa Qualitativa, com coleta de dados por meio da produção de um roteiro e procedimentos do tipo Observação Participante, para tanto, trabalhamos com alunos do nono ano, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Fioravante Caliman, em Venda Nova do Imigrante, no Espírito Santo. Como produto educativo foi elaborado um documentário e uma cartilha pedagógica intitulados - Um olhar sobre o “meu ambiente” e conseguimos chegar a duas considerações: quando os alunos são protagonistas da ação pedagógica, eles se dedicam mais à realização das tarefas investigativas, movimentando o corpo técnico da escola e o familiar. Quando o professor imprime a relevância da ética ambiental, tomando como referência o ambiente no sentido amplo, nele se localizando o próprio ator escolar, a consciência pelo respeito à natureza é mais facilmente discutida. Por fim, as atividades realizadas conseguiram provocar avanços na alfabetização científica dos alunos, quando foram desenvolvidas atividades de intervenção direta do aluno com o meio que o cerca.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6,11 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAula de campo. Documentário. Espaços de educação não formal.pt_BR
Título: dc.titleUm olhar sobre o “meu ambiente”pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS (PROFLETRAS)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTRABALHO FINAL DE CURSO IIpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons