Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | DEL'ESPOSTI, Fernanda Mazzini Gomes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CAMPOS, Carlos Roberto Pires | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-07-04T17:47:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-07-04T17:47:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-19 | - |
identificador: dc.identifier.other | Um olhar sobre o “meu ambiente” | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704988 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Nesta pesquisa, desenvolvida no âmbito do PROFLETRAS/IFES, cuja linha de pesquisa é Estudos da Linguagem e Práticas Sociais, discutiremos em que medida o desenvolvimento de uma aula de campo para debater temas socioambientais e a produção de um documentário sobre a temática ambiental podem configurar-se como estratégias pedagógicas para o ensino de Língua Portuguesa e auxiliar na educação ambiental. A pesquisa fundamentou-se nas teorias de Edgar Morin e Paulo Freire para subsidiar uma proposta de ensino da Língua Portuguesa, compreendendo a educação como um desafio pautado na reforma do pensamento e na necessidade de conectar os saberes. Trata-se de uma Pesquisa Qualitativa, com coleta de dados por meio da produção de um roteiro e procedimentos do tipo Observação Participante, para tanto, trabalhamos com alunos do nono ano, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Fioravante Caliman, em Venda Nova do Imigrante, no Espírito Santo. Como produto educativo foi elaborado um documentário e uma cartilha pedagógica intitulados - Um olhar sobre o “meu ambiente” e conseguimos chegar a duas considerações: quando os alunos são protagonistas da ação pedagógica, eles se dedicam mais à realização das tarefas investigativas, movimentando o corpo técnico da escola e o familiar. Quando o professor imprime a relevância da ética ambiental, tomando como referência o ambiente no sentido amplo, nele se localizando o próprio ator escolar, a consciência pelo respeito à natureza é mais facilmente discutida. Por fim, as atividades realizadas conseguiram provocar avanços na alfabetização científica dos alunos, quando foram desenvolvidas atividades de intervenção direta do aluno com o meio que o cerca. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6,11 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Aula de campo. Documentário. Espaços de educação não formal. | pt_BR |
Título: dc.title | Um olhar sobre o “meu ambiente” | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS (PROFLETRAS) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | TRABALHO FINAL DE CURSO II | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Prod_Educativo_Fernanda_Mazzini.pdf | 6,26 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/704988/2/Prod_Educativo_Fernanda_Mazzini.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons