O gênero diário nos processos de ensino da leitura e da escrita

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Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSARAIVA, Aline Francisca-
Autor(es): dc.contributor.authorSTIEG, Vanildo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-07-04T17:23:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-07-04T17:23:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-16-
identificador: dc.identifier.otherO gênero diário nos processos de ensino da leitura e da escritapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704987-
Resumo: dc.description.abstractÉ fundamental buscar possibilidades que colaborem com processos de apropriação da leitura e de escrita dos alunos. Diante disso, essa pesquisa teve como objetivo utilizar o gênero diário como uma possível estratégia para o desenvolvimento dos processos de ler e de escrever. O diário é um gênero textual, que, embora não seja tão utilizado na atualidade, foi bastante explorado ao longo da história, cumprindo diversas funções nas atividades humanas e com diferentes níveis de linguagem, como afirma Lejeune (2008), mas sobretudo servindo como um memorial. Conforme o que é recomendado, desde os PCNs (Parâmetros curriculares Nacionais) bem como pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, entendemos que o ensino de Língua Portuguesa deve ser feito a partir do ensino de gêneros textuais para que os alunos produzam sentidos do que leem e que em sua escrita se ampliem a compreensão e a produção textual em diferentes esferas discursivas, constituindo-se sujeitos de seus projetos enunciativos. Com base na perspectiva bakhtiniana de linguagem e de pesquisa, propusemos esta investigação pautada na abordagem qualitativa, cujo desenho metodológico se pautou numa pesquisa interventiva/colaborativa em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola localizada em Serra, município da Grande Vitória, no estado do Espírito Santo. Assim, pudemos observar, a partir de leituras e escutas sensíveis, o aparecimento do sujeito na escrita dos diários, antes mesmo da sistematização do gênero proposto e de outros gêneros que permearam a escrita dos alunos. No fim desta pesquisa, apresentamos a criação de um manual com orientações para que outros professores de Língua Portuguesa possam desenvolver o Gênero Diário em sala de aula.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent82,3 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGênero textual Diário. Leitura e Escrita. Ensino de língua Portuguesa.pt_BR
Título: dc.titleO gênero diário nos processos de ensino da leitura e da escritapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS (PROFLETRAS)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTRABALHO FINAL DE CURSO IIpt_BR
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