Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SARAIVA, Aline Francisca | - |
Autor(es): dc.contributor.author | STIEG, Vanildo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-07-04T17:23:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-07-04T17:23:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-16 | - |
identificador: dc.identifier.other | O gênero diário nos processos de ensino da leitura e da escrita | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704987 | - |
Resumo: dc.description.abstract | É fundamental buscar possibilidades que colaborem com processos de apropriação da leitura e de escrita dos alunos. Diante disso, essa pesquisa teve como objetivo utilizar o gênero diário como uma possível estratégia para o desenvolvimento dos processos de ler e de escrever. O diário é um gênero textual, que, embora não seja tão utilizado na atualidade, foi bastante explorado ao longo da história, cumprindo diversas funções nas atividades humanas e com diferentes níveis de linguagem, como afirma Lejeune (2008), mas sobretudo servindo como um memorial. Conforme o que é recomendado, desde os PCNs (Parâmetros curriculares Nacionais) bem como pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, entendemos que o ensino de Língua Portuguesa deve ser feito a partir do ensino de gêneros textuais para que os alunos produzam sentidos do que leem e que em sua escrita se ampliem a compreensão e a produção textual em diferentes esferas discursivas, constituindo-se sujeitos de seus projetos enunciativos. Com base na perspectiva bakhtiniana de linguagem e de pesquisa, propusemos esta investigação pautada na abordagem qualitativa, cujo desenho metodológico se pautou numa pesquisa interventiva/colaborativa em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola localizada em Serra, município da Grande Vitória, no estado do Espírito Santo. Assim, pudemos observar, a partir de leituras e escutas sensíveis, o aparecimento do sujeito na escrita dos diários, antes mesmo da sistematização do gênero proposto e de outros gêneros que permearam a escrita dos alunos. No fim desta pesquisa, apresentamos a criação de um manual com orientações para que outros professores de Língua Portuguesa possam desenvolver o Gênero Diário em sala de aula. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 82,3 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero textual Diário. Leitura e Escrita. Ensino de língua Portuguesa. | pt_BR |
Título: dc.title | O gênero diário nos processos de ensino da leitura e da escrita | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS (PROFLETRAS) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | TRABALHO FINAL DE CURSO II | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons