CHICO BUARQUE E AS VOZES SOCIAIS NO ESPAÇO ESCOLAR: CADERNO um evento dialógico para a formação do leitor

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Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPITTA, Rodrigo Gonçalves Dias-
Autor(es): dc.contributor.authorCARVALHO, Letícia Queiroz de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-07-04T13:44:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-07-04T13:44:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-30-
identificador: dc.identifier.otherCHICO BUARQUE E AS VOZES SOCIAIS NO ESPAÇO ESCOLAR: CADERNO um evento dialógico para a formação do leitorpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704983-
Resumo: dc.description.abstractA pesquisa em tela buscou a potencialização da leitura literária dos estudantes do Ensino Fundamental II por meio de uma proposta dialógica com as narrativas musicais do compositor Chico Buarque. Procuramos o diálogo com a perspectiva bakhtiniana acerca da linguagem e, como forma de analisar as diversas vozes presentes no corpus do compositor mencionado, abordamos o conceito de polifonia (BAKHTIN, 1998, 2002, 2014), uma vez que as personagens das crônicas buarqueanas remetem às heterogêneas vozes constitutivas de nossa sociedade, especialmente as vozes dos excluídos socialmente e, no próprio ambiente escolar, a heterogeneidade do corpo estudantil é composta de vozes diversas. Em consonância com o estudo de Aguiar (2014), tratamos as letrasdas canções de Chico Buarque selecionadas para esta pesquisa como crônicas narrativas em função da presença significativa de elementos constitutivos desse gênero discursivo. Dessa forma, entendemos que a percepção da relativa estabilidade dos gêneros poderá possibilitar ao aluno uma leitura mais complexa mediante os textos, potencializando esse ato, estimulando sua responsividade. A metodologia adotada nessa pesquisa teve o caráter qualitativo, visto que se amparou na perspectiva dialógica bakhtiniana a partir da análise de narrativas em um processo interacional com os sujeitos da pesquisa, cujas vozes tiveram sua autonomia preservada mediante os conflitos gerados naturalmente nos momentos de interação entre os distintos sujeitos. Desse modo, a pesquisa nos apontou que as narrativas buarqueanas permitem o diálogo com outros gêneros discursivos possibilitando novos caminhos para a leitura literária a fim de estimular a criticidade dos alunos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6974 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectChico Buarque. Crônica. Leitura. Polifonia. Letra de canção.pt_BR
Título: dc.titleCHICO BUARQUE E AS VOZES SOCIAIS NO ESPAÇO ESCOLAR: CADERNO um evento dialógico para a formação do leitorpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM LETRASpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTRABALHO FINAL DE CURSO IIpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


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