Drummond na sala de aula: uma experiência de leitura mediada de crônicas no Ensino Fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, Nelson Carlos dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-06-30T18:45:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-06-30T18:45:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-30-
identificador: dc.identifier.otherDrummond na sala de aula - uma experiência de leitura mediada de crônicas no Ensino Fundamentalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704926-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional, vinculado à Dissertação de Mestrado Crônicas de Carlos Drummond de Andrade: uma contribuição para a formação de leitores na educação básica desenvolvida no Programa de Pós-Graduação do curso de Mestrado em Ensino na Educação Básica do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação/CEPAE da Universidade Federal de Goiás, na linha de pesquisa Práticas escolares e aplicação do conhecimento, é constituído, em forma de e-book, com o relato fundamentado da experiência estética de leitura mediada com crônicas de Carlos Drummond de Andrade, se faz incorporada. A referida proposta com a mediação de leitura de crônicas foi aplicada no contexto de sala de aula durante o período de 17/08/2021 a 26/11/2021 no decorrer do segundo semestre do ano de 2021, com duas turmas do 9º Ano do Ensino Fundamental – Anos Finais com 20 alunos, e com 10 alunos de duas turmas da II Etapa da Educação de Jovens e Alunos, todos da Escola Municipal Alessandro Miguel, campo da pesquisa. O acesso público e gratuito estará disponibilizado com o recurso das plataformas digitais como o “Educapes”, o “Escola Digital”, destinado a professores, professoras e profissionais da educação e o “Medium.com”, que pode ser acessado por toda a comunidade em geral. Este material apresenta a mediação de leituras com crônicas como uma forma de estimular e/ou ampliar a prática leitora, o diálogo entre leitor e texto e, consequentemente, de contribuir para a formação do leitor literário com capacidade crítica e reflexiva, uma meta importante a ser conquistada no processo de ensino e aprendizagem dos discentes, estando ela voltada à obtenção da melhoria da qualidade do ensino na Educação Básica. O acesso ao conteúdo educacional, intitulado Drummond na sala de aula: uma experiência de leitura mediada de crônicas no Ensino Fundamental será feito via tags.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.093 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLiteraturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectExperiência estéticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCrônicaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLeitura mediadapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de leitores literáriospt_BR
Título: dc.titleDrummond na sala de aula: uma experiência de leitura mediada de crônicas no Ensino Fundamentalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básicapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons